BlogBlogs.Com.Br

31 de março de 2009

Excel Aula 3 - Começando por: Movendo células ou faixas de células

Para movimentação ou cópia de grupos de células, você pode usar tanto os botões da barra de ferramentas padrão, como as opções do menu Editar e as opções do menu de Atalho, que pode ser acessado com um clique no botão direito do mouse sobre a área da planilha. Nós usaremos os botões da barra de ferramentas padrão por ser de fácil assimilação e padrão para todos os programas do Windows.


Para mover células, ou seja, tirar de onde está e colocar em outro lugar, você deve primeiramente selecioná-las da maneira que foi vista anteriormente. Em seguida, clique no botão Recortar, para passar o grupo para a área de transferência. Uma moldura de tracinhos luminosos envolverá a área selecionada. Depois, clique na célula a partir da qual o grupo terá que ser movido. Em seguida, clique no botão Colar e o grupo de células será transferido para a nova posição.



Obs.: Após ter clicado no botão Recortar, pressione Esc, se quiser cancelar o processo.

Copiando células ou faixa de células:
Para copiar, ou seja, manter onde está mas também colocar em outro lugar, selecione primeiro o grupo de células a ser copiado. Em seguida clique no botão Copiar para passar para a área de transferência. Uma moldura com tracinhos luminosos envolverá a área selecionada. Depois, clique na célula a partir da qual o grupo deverá ser copiado. Em seguida, clique no botão Colar e o grupo de células será copiado na nova posição.

É possível, também, copiar o conteúdo de apenas uma célula para uma faixa com várias células, utilizando o mesmo procedimento. A única diferença é que você selecionará apenas uma célula para copiar e uma faixa com várias células para Colar.
Obs.: Após ter clicado no botão Copiar, pressione Esc, se quiser cancelar o processo.

EXERCÍCIOS:

  1. Copie o grupo de células A1 : A3 para A5.
  2. Copie a célula B1 para a faixa B5 : B10.
  3. Copie o grupo de células A1 : C2 para C7.
  4. Copie o grupo de células B1 : C3 para C10.
  5. Copie o grupo de células A1 : C3 para E1.

A alça de preenchimento:
Alça de preenchimento é aquele pequeno pontinho preto que existe no canto inferior direito da célula selecionada. Ela é bastante útil em muitas tarefas. Dentre elas:

Copiar: Selecione a célula (ou grupo de células) que deseja cópias, clique na alça de preenchimento e arraste na direção desejada indicando o número de cópias.

Seqüências: Você pode poupar muito trabalho em criação de seqüências de datas, números, meses, etc. fazendo uso da alça. Para isso, digite os dois primeiros valores da seqüência (um ao lado do outro ou um sobre o outro) por exemplo: A1 = janeiro A2 = Fevereiro. Depois selecione as duas células e arraste a alça de preenchimento indicando a direção e a
extensão da seqüência.

Obs.: Caso queira seqüências não consecutivas (1, 2, 4, 6 ou janeiro, abril, julho, outubro) deve digitar os dois primeiros valores com a diferença desejada entre cada item da seqüência.

Como Programar o Auto Preenchimento:
O Auto Preenchimento nada mais é que uma lista de seqüências préprogramadas
que o Excel possui, sendo que você também pode acrescentar listas ou seqüências próprias que costuma utilizar no seu dia a dia.

Par utilizar este recurso oferecido pelo Excel, ative no menu “ferramentas” o comando “opções”, note a abertura da caixa de diálogo Opções. Dê um clique sobre a guia “listas” ou "listas personalizadas" para ativá-la.



Na área listas personalizadas você vê as listas que já está incluída e nota que os dias das semanas e meses estão lá. No item Nova lista, que já vem selecionado quando você ativa esta pasta, que é utilizado para você criar uma nova lista, pressionando o botão adicionar. Na caixa Entradas da Lista, você deve digitar a série de entradas, separando-as com vírgula.

Após terminar de digitar a lista, pressione o botão de Ok e você já poderá utilizar a nova lista no auto preenchimento.

EXERCÍCIOS:

1) Crie a seguinte tabela, sendo que as seqüências deverão ser criadas pela alça de preenchimento.

Vendas




Código Nome Janeiro Fevereiro Março Abril
101 Osvaldo Pires 100 200 300 400
301 José Henrique 1 5 9 13
501 Marcelo Costa 14 23 32 41
401 Maria Ribeiro 10 12 14 16
601 Pedro Reis 4 8 12 16

Apagando células ou faixa de células:
Para apagar o conteúdo de células, selecione a célula ou o grupo de células e pressione a tecla Delete (ou Del). O conteúdo das células é imediatamente apagado.

Formatação de Células:


Para que os números sejam mostrados com um ponto a cada três dígitos e a vírgula decimal, é preciso formatá-los. Você pode aplicar o formato moeda (R$ 950.340,00), percentual (50,00%) ou o separador de milhares (847.873,88). Para formatar uma célula, clique na célula mais acima e mais à esquerda e araste até a célula mais abaixo e mais à direita do
grupo. Em seguida, clique no botão do formato desejado.

Formate as células da planilha que contém valores com o Separador de Milhares.

Construindo uma planilha: Observe a seguinte planilha:



Para construir acima, siga os passos a seguir:
1) Coloque o ponteiro de células na célula A1 e digite o título todo em maiúsculo;
2) Coloque o ponteiro de células na célula A3 e digite o subtítulo também em maiúsculo;
3) Digite na célula A6 a palavra DEPARTAMENTO 1, e nas células A7, A8, A9, A10 e A11, os departamentos 2, 3, 4, 5, e 6;
4) Digite nas células B5 a palavra JANEIRO, na célula
C5 a palavra
FEVEREIRO e na célula D5 a palavra MARÇO, todas as linhas à direita;
5) Digite os valores nos seus devidos lugares;

6) Altere a largura das colunas até que elas fiquem do tamanho
adequado;
7) Posicione o ponteiro de células na célula A1 e aumente o tamanho da
fonte para 16;
8) Posicione o ponteiro de células na célula A3 e aumente o tamanho da
fonte para 14;
9) Posicione o ponteiro de células na célula A1 e coloque o seu conteúdo em negrito;
10) Posicione o ponteiro de células na célula A3 e coloque o seu
conteúdo em itálico.


Construa a planilha a seguir:




Embelezando suas planilhas:

As linhas de grade exibidas na sua planilha são simplesmente referências, que têm por objetivo auxiliar o usuário a se situar enquanto trabalha na planilha. Mas você pode optar por imprimi-las ou não junto com os dados da planilha. Para destacar seções específicas da planilha, você pode acrescentar bordas ou sombreados a suas células. Não confunda as linhas das bordas, acrescentadas para realçar uma determinada faixa de células, com as linhas de grade utilizadas para definir as bordas das células na planilha. As bordas acrescentadas com
propósitos estéticos serão impressas mesmo que você decida não imprimir as linhas da grade da planilha.
Para poder visualizar melhor as bordas acrescentadas às células, remova as linhas de grade da planilha. Para remover as linhas de grade da planilha, basta abrir o menu Ferramentas, clicar sobre a opção Opções e, na caixa de diálogo que será aberta, desativar a opção Linhas de Grade.
Caso deseje colocar novamente as linhas de grade é só repetir o processo e ativar a opção linhas de grade.
Para envolver um grupo de células com bordas, destaque o grupo e clique no botão Tipos de Bordas. Selecione o tipo de borda desejado.




Alteração da Cor do Texto:
Outro recurso usado para melhorar o visual de sua planilha é a utilização de cores. A alteração da cor do texto de uma célula é feita por meio do botão Cor da Fonte, que está localizado na barra de formação. A letra A indica que ele altera a cor do texto. Para selecionar outra cor, dê um clique sobre a seta que está ao lado do botão para abrir a caixa
de seleção de cores.


Alteração da Cor de Fundo da Célula:

Para mudar a cor de fundo de uma célula é preciso usar o botão cor, que possui a figura de um balde. Selecione a faixa de células B5 até E13 e dê um clique sobre a seta ao lado do botão Cor.
Saiba que as cores utilizadas na planilha apenas serão impressas se você estiver usando uma impressora colorida.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, deveria ser mais divulgado.

Edgar disse...

Vou recomendar esse blog. abraços

Unknown disse...

gostei!

brilhante

creditos baratos disse...

Obrigado pelos excelentes tutorials! Gostava de saber se sabem algum atalho para ctualizar referências.