BlogBlogs.Com.Br

1 de novembro de 2010

Trabalhe com imagens e objetos Por Gisele Ribeiro & Renato Rodrigues


Imagens e objetos: Para inserir imagens e outros objetos em um documento do Word, é melhor trabalhar no modo Visualização da Impressão para ver como tudo vai ficar. Nesse modo, contudo, a página aparece menor e há um espaço desnecessário entre a página e a borda da janela. Para livrar-se desses espaços, vá no menu Exibir e clique em Zoom. Selecione 100% de zoom e clique em OK.

Linhas rápidas: Se você quiser dar uma aparência mais profissional a um documento, pode dividir uma página com uma régua horizontal, em vez de sublinhar um título de capítulo ou seção. Para isso, não é necessário mexer na barra de ferramentas de Tabelas e Bordas. Basta usar o teclado.

· Para criar uma linha preta: digite três travessões (shift ---) e dê Enter

· Para criar uma linha dupla: digite três sinais de igual (===) e dê Enter

· Para ter uma linha tripla: digite três cardinais (###) e dê Enter

· Para ter uma linha pontilhada: digite três asteriscos (***) e dê Enter

· Para ter uma linha ondulada: digite três til (~~~)

Comandos extras: Quando você escolhe um objeto no Word clicando com o botão direito do mouse, surge um menu de contexto com comandos úteis. É possível adicionar comandos extras através de Ferramentas, Personalizar, Caixas de Ferramentas. Escolha a caixa Menus de Atalho, que agora aparecerá na tela como outra barra de ferramentas.


Você possui uma ótima imagem para ilustrar seu texto e sabe exatamente onde deseja posicioná-la. No entanto, ao inserir a imagem, ela se desprende da página ou parece estar cortada, o que não corresponde ao que você queria. Há uma solução rápida para isso. Quando uma imagem é inserida em um documento do Word, sua colocação padrão é alinhada ao texto. Ou seja, o Word insere a imagem onde o cursor estiver, embora ela não esteja alinhada corretamente ao texto ao seu redor. Veja como reposicionar a imagem de forma precisa:

  1. Clique na imagem para selecioná-la.
  2. No menu Formatar, clique em Imagem e depois na guia Layout.
  3. Clique em Avançado.
  4. Na guia Quebra Automática de Texto, selecione a disposição do texto Superior e inferior ou outra disposição de sua escolha.
  5. Se você quiser especificar a Distância do texto da imagem, use as caixas Superior e Inferior ou digite a distância. Alguns elementos da guia podem estar esmaecidos, dependendo das escolhas feitas.
  6. Clique na guia Posição da Imagem para selecionar os posicionamentos horizontal e vertical da imagem, bem como outras opções.

Posso colocar uma imagem no documento diretamente da câmera digital?: Certifique-se de que o dispositivo (câmera digital ou scanner) é compatível com TWAIN. Verifique também se o software que acompanha o dispositivo está instalado. Feito isto:

  1. No menu Inserir, aponte para Imagem e clique em Do scanner ou câmera.
  2. Selecione o dispositivo que deseja usar.
  3. Se o dispositivo selecionado for um scanner, e você quiser usar as definições padrões para digitalizar a imagem, clique em Qualidade de Web (se for exibir a imagem na tela) ou Qualidade de impressão (se for imprimi-la) e clique em Inserir.
  4. Se o dispositivo não for um scanner (por exemplo, uma câmera digital) ou se você quiser personalizar todas as configurações antes de digitalizar a imagem, clique em Inserção personalizada. Siga as instruções que acompanham o dispositivo que você está usando.

Editando imagem: Você pode cortar uma imagem em seu documento, para se livrar de áreas inúteis ou realçar uma região. Para isso, use o comando Cortar.

  1. Selecione a imagem que você deseja cortar.
  2. Na barra de ferramentas "Imagem", clique em Cortar.
    Observação Se a barra de ferramentas Imagem não estiver visível, clique em Barras de Ferramentas no menu Exibir e, em seguida, clique em Imagem.
  3. Posicione a ferramenta de corte sobre uma alça de corte e siga um destes procedimentos:
  4. Para cortar um lado, arraste a alça central desse lado para dentro.
  5. Para cortar igualmente de dois lados de uma vez, mantenha a tecla CTRL pressionada ao arrastar a alça central de qualquer um dos lados para dentro.
  6. Para cortar igualmente todos os quatro lados de uma vez, mantenha a tecla CTRL pressionada ao arrastar uma das alças de canto para dentro.
  7. Na barra de ferramentas "Imagem", clique em Cortar para desativar o comando Cortar.


Obs.: É possível desfazer um corte a qualquer momento antes de salvar a imagem.

Alterar posicionamento de imagem: Para alterar uma imagem entre linhas para uma imagem sobreposta e vice-versa, execute os seguintes passos:

  1. Selecione a imagem. Se estiver na tela de desenho, selecione a tela.
  2. No menu Formatar, clique em Imagem ou em Tela de Desenho e, em seguida, na guia Layout.
    Siga um destes procedimentos:
  3. Para alterar uma imagem entre linhas para uma imagem sobreposta, selecione o estilo de disposição do texto desejado.
  4. Para alterar uma imagem sobreposta para uma imagem embutida, escolha Alinhado com o texto no estilo Disposição.

Nenhum comentário: