BlogBlogs.Com.Br

4 de junho de 2010

Vai imprimir? Por Joze Walter de Moura*



Vai imprimir? É fácil! Na maioria das vezes basta clicar no botãozinho da impressora e pronto! Mas, se você cuidar de umas coisinhas antes, terá um melhor resultado. Leia as dicas:

Tipos de impressora e os truques que aprendi:

A mais usada é a do tipo "Jato de Tinta" (deskjet). Quanto aos demais tipos:

- alguns "conservadores" usam a "Matricial" , aquela que usa o papel com furinhos laterais (remalina) e uma fita de tecido plástico. Se você tem uma dessas e vai trocar, procure obter uma boa valorização nessa troca, porque a impressora matricial está sendo muito procurada por lojas, etc., devido a terem de emitir notas fiscais, etc.

- Quem tem um volume muito grande de impressão - mas tem de ser muito mesmo - usa a impressora "Laser" , cuja "tinta" provem de um abastecedor chamado "toner".

Pois bem - vamos deixar de lado todos os demais tipos: daqui por diante tudo se refere tão somente a impressoras Jato de Tinta.

Cartuchos custam ca-a-a-a-aro?

A impressora não custa muito. O que custa mais são os cartuchos de tinta. Geralmente são dois: um preto e outro para cores. De preferência, use sempre cartuchos originais! Quando acabam, não os jogue fora. Eles são muito procurados no mercado para serem reaproveitados.

Assim, se você achar um bom fornecedor, pode economizar um pouco usando cartuchos reciclados (bem mais baratos), com alguns riscos:

- um cartucho muito antigo pode trazer vazamento de tinta. Fica uma sujeira só

- pode haver mal contato eletrônico, causando falhas na impressão há vigaristas que vendem cartuchos não muito cheios.

Antes de achar que um cartucho seu chegou ao fim, vale a pena verificar se houve entupimento, que pode ser removido de leve com um cotonete.

Consulte o manual da sua impressora. Há um tipo de operação que consiste em " Limpeza dos Cartuchos " (cada impressora tem um procedimento diferente). Isso deve ser feito quando a impressão está saindo muito manchada.

Mal acabou de imprimir, não recolha o papel imediatamente, deixe-o quieto na bandeja por uns cinco minutos. Ou pode sair tudo borrado.

Veja, mais adiante, que há um ajuste na impressão (chamado "Rascunho"), que economiza tinta, evita borrões, seca mais rápido e produz quase o mesmo efeito, principalmente se for preto e branco.

O papel do PAPEL

Há diversos tamanhos de papel. Os mais comuns, aquelas folhas em branco, predominam em dois tipos:

O Tipo Carta, o mais curto, com uns 28 cm de comprimento e o Tipo A4, o mais usado, um pouco mais comprido, uns 30 cm.

Ao colocar o papel na impressora: Coloque sempre um punhado, nem muito nem pouco de uma vez

Não adianta colocar muita quantidade. Se tiver de imprimir muitas folhas, coloque umas 30, por aí e troque quando acabar (a impressora avisa)

Também não é uma boa prática colocar uma ou duas folhinhas de cada vez, isso geralmente induz a amassamento.

O papel tem que ser "desfolhado", "batido" e "alinhado". Ao apanhar um maço de papel para por na impressora, vale a pena desfolhar a fim de que as folhas fiquem bem soltas umas das outras. Depois, juntamos todas e "batemos" para que fiquem alinhadas no maço (não pode haver tortas nem amassadas).

Em seguida, é importante colocar o maço na bandeja da impressora, bem alinhado (encostando acima e à direita sem forçar).

Nessa hora, você tem que completar o movimento, ajustando a régua da esquerda e a frontal. Ao posicionar a régua, você está informando para a impressora ( firmware ) o tipo e o tamanho do papel, evitando aquelas páginas tortas ou então passarem folhas duplas, em branco, etc. Quem não tem paciência para isso acaba saindo frustrado e perdendo mais tempo.

Papéis Especiais - Há muitos tipos de papel por aí há casos que podem interessar:

Papel Fotográfico: Geralmente em tamanho de " poster " , é brilhoso e serve, é claro, para imprimir retratos digitalizados. Por exemplo, se você recebe uma foto por e-mail e quer passá-la para o papel.

Papel Transparente: Usado por professores, palestristas em geral para fazer apresentações em um Projeto de Transparências.

Papel Cartão de Visitas a forma mais versátil e econômica para esse fim.

Papel de Etiquetas Muitos e muitos modelos diferentes. Em geral, os fabricantes, tipo Pimaco, etc, fornecem gratuitamente programas para gerenciar essa impressão.

E por aí, seguem: capas para CDs, crachás de identificação, entre outros, além de uma variedade de texturas (pergaminhos, diplomas, etc).

Propriedades de impressão

Quando se pede para "imprimir", aparece uma janela com um monte de coisas que podem ser modificadas na impressora: são as " Propriedades " .

Essa propriedades variam de acordo com o tipo e modelo de cada impressora.

Antes de imprimir, nessa hora, preste atenção nestes ajustes:

1. Sentido da impressão: Em pé ou deitado. O normal é "em pé", como nos livros, nos cadernos. Há casos de impressões muito largas (tipo uma tabela, um mapa, uma paisagem) que ficam melhor no papel "deitado".

Pois bem: a opção "em pé" chama-se " Retrato " ( Portrait )
A opção "deitado" chama-se " Paisagem " ( Landscape ).

2. Tipo de Papel: É onde informamos o tamanho. Aparece uma lista de tamanhos padronizados, onde escolhemos, na maioria das vezes, entre os dois mais usados:

A4 ou Carta
A gente conhece pelo comprimento da folha: Carta tem uns 28 cm. A4 tem uns 30 cm.

Há casos em que temos de informar outra coisa. Por exemplo, para imprimir fotos em papel pequeno, etiquetas, etc. Nesse caso temos de buscar melhores informações e ajustar as medidas exatas.

3. A cores ou Preto-e-Branco? Quando o impresso não tiver cores, não esqueça de ajustar essa opção. Economiza tempo de impressão e tinta no cartucho mais caro.

4. Qualidade de Impressão: essa é a grande jogada da economia versus qualidade. Você determina o "grau de tintura" da impressão:

Normal: é a que atende bem a todos os tipos de impressão (tintura média)

Rascunho ( Draft ): Também chamada de " Econômica " , atende muito bem a todos os textos em preto-e-branco (cartas, recibos, contos, etc.) bem como a impressões coloridas eventuais (exemplo, uma página da internet).

Eu, por exemplo, uso basicamente o "Rascunho". A impressão sai limpinha e nítida, atendendo à maioria dos casos.

Qualidade ( Letter Quality ): Também chamada de " Ótima " (tintura máxima).

Você deve aplicar quando for imprimir fotografias (em papel liso), ou texto que vai servir de matriz para xerox ou transparências, por exemplo. Gasta muito mais tinta e é mais sujeita a borrões.

Configurar páginas

Quer trabalhar direito mesmo? Então falta apenas estabelecer o hábito de, antes de sair imprimindo, além de arrumar o papel e a impressora, harmonizar o Programa em uso.

No Word e similares

Na maioria das vezes, isto aparece como "Configurar Página". No Word, por exemplo. Há o menu "Arquivo/Configurar Página".

Os principais elementos são Tamanho do Papel e Margens. Com isto é que o Word pode "desenhar" uma página antes de enviá-la para a impressora.

Tamanho do Papel - é aquilo que já vimos: A4 ou Carta, Retrato ou Paisagem.

Margens : É o espaço em branco que cerca a página:

- Esquerda ( Left )
- Direita ( Right )
- Superior ( Top )
- Inferior ( Botton )

Assim, você pode variar as medidas e ver como fica, antes de imprimir (Arquivo/Visualizar Impressão) ( Print Preview ).

É possível colocar qualquer medida (geralmente em centímetros) - se houver necessidade, o próprio Word redimensiona automaticamente e avisa.

Importante observar que, a margem esquerda deve ser, sempre que possível, de 2,5 cm (mais ou menos uma polegada), para permitir que o papel seja posteriormente arquivado. Isso ocorre, principalmente, no caso de cartas e memorandos e até mesmo para receitas culinárias.

Se não for dada essa medida, ao ser arquivado, o documento poderá esconder ou até mesmo furar alguma parte impressa.

Há ainda uma coisinha: Se você quiser imprimir nos dois lados do papel (tem de estudar na impressora como faz), o que acontece?

A margem mais larga deve ficar, nas folhas ímpares, à esquerda e nas folhas pares, à direita. Isto porque elas serão impressas no verso (como num livro).

Então, o macete é:

- Colocar ambas as margens, Esquerda e Direita, com a mesma medida - por exemplo, 1 cm.

- Colocar na Medianiz (ou outro tipo de margem), por exemplo, 1,5 cm.

Com isso, a margem mais larga será, alternadamente, a soma da medida oficial (1 cm) somado com a Menianiz (1,5 cm), ou seja, resulta em 2,5 cm.

A Medianiz é portanto uma espécie de margem variável, ora acrescida ao lado esquedo ora ao lado direito, automaticamente (como nos livros).

Páginas da Internet

O mesmo processo acontece quando a gente vai imprimir um e-mail, uma figura isolada, uma página da internet, etc:

Programas como OutLook, Internet Explorer, NetsCape, PhotoShop, etc, quase todos, tem o mesmo caminho:

Roteiro Geral para Imprimir
Preparativos no Programa

- Menu: Arquivo/Configurar Página =File/Page Settings
Ajustar:

Tipo/Tamanho de Papel : A4 , Carta, etc.
Sentido da Impressão : Retrato ou Paisagem
Margens. : Esq=2,5 Dir=1,2 Sup=1,6 Inf=1,2 (cm)

- Menu: Arquivo/Visualizar Impressão =File/Print Preview
Verificar periodicamente se a Configuração de Página está legal.

Na Impressora
- Ligar
- Se tiver de colocar papel:
- Separar umas 30 folhas
- Desfolhar
- Bater
- Colocar na Bandeja, encostando na Direita
- Ajustar Réguas da Bandeja

Na hora do comando de Impressão
- Menu: Arquivo/Imprimir =File/Print
Aparece: Janela de Ajustes da Impressora
Ajustar: Propriedades

- Sentido da Impressão: Retrato ou Paisagem
- Tipo/Tamanho do Papel: A4, Carta, etc
- Cor: Cores ou Preto-e-Branco
- Qualidade de Impressão: Rascunho, Normal ou Ótimo (prefira Rascunho a não ser em casos especiais)

Este roteiro atende à maioria dos casos - outros ajustes dependem muito do seu equipamento, mas, normalmente, não são muito necessários.

*Joze Walter de Moura é analista de sistemas e consultor na área de informática. Para saber mais, leia em www.joze.kit.net .

Nenhum comentário: