BlogBlogs.Com.Br

5 de junho de 2009

Como criar um blog - Parte 2

Como criar um blog no blogger?


Antes de criar o seu blog, é necessário possuir uma conta de e-mail, seja ela qual for. Se você já é usuário de outros serviços do Google, pode usar o mesmo endereço, uma coisa que eu não gosto, já que sabemos que e-mails e senhas podem ser "roubados", eu particularmente prefiro dificultar a vida dos "bandidos". De posse da sua conta você já pode criar seu blog (blogspot.com) no blogger.com.

Qual o tema/assunto a desenvolver no blog?
Existe um número ilimitado de temas e assuntos que pode falar no seu blog. Fale de tudo e sobre todos. Fale o que quiser falar e o que os outros não gostam de ouvir, relate experiências vividas, opiniões, dicas, tutoriais, mas não deixe dados pessoais no seu blog, como telefone e endereço, não é bom que todos os que tem acesso a ele possam saber onde você vive, prudência é sempre bom.

Qual o nome do Blog?
A pergunta que todos colocam é: Qual o nome a dar ao blog? O nome deverá ser algo relacionado com o tema a desenvolver no seu weblog. Se for um blog pessoal que irá falar sobre você, então o blogue poderá ter como título e endereço, o seu nome. Exemplo: O “Blog do Manuel”, ou o “O Blogue do Manuel”, se quiser usar a palavra weblog em português.

Aconselho a usar palavras-chave (keywords), que são as palavras mais pesquisadas ou muito procuradas, no titulo e no endereço do blog, para que os serviços de busca encontrem o seu blog por aquelas pesoas que procurem por palavras iguais ou similares as que você usou ao nomear o seu blog.

Criar Blog no Blogger

Para criar blog no blogger, acesse a página de login do blogger.

Clique aqui para criar um blog no blogger.

O endereço não está disponível?
Antes de colocar o título (nome), sugiro que primeiro verifique se o endereço do blog, que você quer utilizar, ou URL, está disponível ou não. Só depois é que você deverá preencher o campo “titulo”.
Experimente vários endereços até encontrar o endereço que pretende para o seu blogue. Caso o endereço que quer usar já exista, experimente usar o hifen entre palavras.


Supondo que o nome e endereço que quer dar ao seu blogue, é: “O Blog do Mané”:

blogdomane.blogspot.com – Não está disponível

blog-do-mane.blogspot.com - Já está disponível

Depois de preencher os campos “Titulo”, com o nome do seu blogue, e o endereço (disponivel), preencha o campo de “Verificação de palavras”, ou Anti-Spam, digitando os caracteres que aparecem na imagem.
Por último, clique em “Continuar”.

Qual o template a usar?
Em seguida, escolha o seu template. O Blogger tem vários templates padrão. Basta escolher qual o modelo (Theme ou Layout), que quer usar no seu “blogspot”. Não se preocupe muito com o layout (template) que vai escolher, pois ele poderá ser alterado, ou mesmo trocado mais tarde. Para efeitos de tutorial, escolha o template “Minima” e clique em “Continuar”.

Postagens
A ultima página de registo do seu blogue, vai informar que “o seu blog está pronto!”, e que pode “Começar a usar o seu blogue”. Clique ai, onde diz “Começar a usar o Blog”, e será direcionado para a página de Postagem ou Mensagem, onde pode escrever o seu primeiro Post (Postagem).

Video como criar um blogue no blogger
Dúvidas? Assista ao tutorial em vídeo:






Este universo é muito amplo, mas com um pouco de paciência e lendo dicas de outros blogueiros você pode incrementar o seu blog, colocar informações, e principalmente fazer muitas amizades virtuais, que em alguns casos até podem se transformar em amizades reais.

Nunca divulgue sua senha para ninguém, ela é como a senha do seu cartão de banco, pessoal e intransferível. Não coloque no seu blog dados de contas bancárias, ou seja, nada que possa dar acesso a seu banco, seu cartão de crédito, sua aposentadoria, etc.

Informações e imagens retiradas do blog Fazer blogs. Alguns trechos foram customizadas por mim.

10 comentários:

Silvia Masc disse...

Menina que aula!! Daquelas dos alunos aplaudirem em pé no final.
Plec...plec...plec..

Gostei muito.
bj

Cristiane A. Fetter disse...

Que bom, mas como eu disse, eu só adaptei do que já tinha na net, os aplausos são para o fazer blog, rs.
bjks

Anônimo disse...

Eu gostei muito desse site estou me animando a fazer o meu.

Oswaldo

Rita disse...

Meus problemas acabaram! Adoro o longevidade e adorei aqui tb.
beijos

Rita (SC)

Anônimo disse...

Silvia, estou curtindo muito mais esse espaço, parabéns a Cristiane e o Carlos, gosto muito das dicas de domingo.
abraços
Ciro

Silvia Masc disse...

Cristiane,

Porque quando aplico imagens em movimento no blog, elas ficam paradinhas?

beijinho

Silvia

Cristiane A. Fetter disse...

Oswaldo, que bom se eu puder ajudar é só falar.
Abraços

Cristiane A. Fetter disse...

Rita, voce me lembrou o Casseta e Planeta, rs.
Abraços

Cristiane A. Fetter disse...

Ciro, obrigada viu?
Abraços

Cristiane A. Fetter disse...

Siliva, voce ja conseguiu resolver o problema das imagens?
Normalmente elas sao tipo .gif.
Se nao vamos nos falar para ver se resolvemos juntas ok?
bjks