BlogBlogs.Com.Br

26 de maio de 2009

Conficker.


O *Conficker, também conhecido como Downup, Downadup e Kido, é um vírus de computador que tem como objetivo afetar computadores dotados do sistema operacional Microsoft Windows, e que foi primeiramente detectado em outubro de 2008.Uma versão anterior do vírus propagou-se pela internet através de uma vulnerabilidade de um sistema de rede do Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Windows 7 Beta e do Windows Server 2008 R2 Beta, que tinha sido lançado anteriormente naquele mês.Não é fácil combater o vírus através de operadores de rede e da atuação de meios legais devido ao seu uso combinado de técnicas malware.

Embora a origem do nome "conficker" não seja conhecida com certeza, especialistas de internet e outros especulam que seu nome seja um portmanteau alemão, fundindo o termo "configurar" com "ficken", uma palavra alemã usada coloquialmente, equivalente a "foder" em português. O analista da Microsoft, Joshua Phillips, descreve o vírus como uma reorganização de partes do nome do domínio "traficconveter.biz".

O vírus bloqueia o acesso a websites destinados à venda, protegidos com sistemas de segurança e, portanto, é possível a qualquer usuário de internet checar se um computador está infectado ou não, simplesmente por meio do acesso a websites destinados a venda de produtos dotados de sistemas de segurança.

A Microsoft lançou uma atualização para corrigir a falha no sistema utilizada pelo Conficker. Clique aqui para fazer o download. É importante instalá-la antes mesmo de desinfectar sua máquina.

Contudo, é possível que o vírus bloqueie a atualização e neste caso, tente algumas das alternativas abaixo, desenvolvidas especialmente para combater o Conficker (também conhecido como Downadup). Clique nas imagens para fazer o download:

W32.Downadup Removal Tool (2,2 MB – Symantec)
KidoKiller ( 102 KB – Kaspersky)
Anti.Downadup (2,5 MB – BitDefender)
F-Downadup (4,5 MB – da F-Secure)

Estes aplicativos irão varrer todo o seu sistema atrás do malware. Todos os quatro links disponibilizados são para downloads diretos e foram retirados dos respectivos sites de cada programa.

Cuidado na hora de se proteger

Devido a todo o alvoroço em torno desta ameaça, muitos outros cibercriminosos se aproveitam para conseguir novas vítimas. Portanto, fique atento e não saia clicando em qualquer link que promete levar você até a cura do Conficker. Antes disso, procure verificar a fonte da informação, de onde ela vem e também para onde levará você.


Fonte: *Wikipédia

Um comentário:

Milton T disse...

A Microsoft oferece uma bela recompensa para quem identificar os criminosos. Acho que US$ 200 mil

bj