BlogBlogs.Com.Br

14 de março de 2009

Aula 3 - Conhecendo o teclado

Alfanumérico: É utilizado como numa máquina de escrever comum, onde o caractere digitado é aceito pelo computador como tal. Funções especiais:
Com a tecla SHIFT mantida apertada, as letras maiúsculas e os caracteres de cima das teclas serão ativados.

Tecla CAPS LOCK ou FIXA (Capitals Lock): Esta tecla quando ligada, fixa as letras em maiúsculas, eliminando a necessidade da tecla SHIFT permanecer pressionada. Uma luz se acende no teclado indicando o estado de ligado da tecla. As letras serão sempre maiúsculas até que se desligue a tecla.

Tecla Back Space: Tem a função de apagar o caractere imediatamente à esquerda do cursor. Utilizada para corrigir erros de digitação.

Tecla ENTER : Utilizada após digitarmos algo, para dizermos ao computador que a digitação foi concluída. Teclas de função F1 até F12: são teclas de uso geral determinado pelo programa que estiver sendo executado no momento.

Tecla ALT : (ALTERNATE) - Utiliza-se combinada à outra tecla para exercer uma função qualquer definida por programa. Aperta-se a tecla ALT e mantendo-a apertada, um breve toque na outra tecla.

Tecla CTRL: Da mesma forma que ALT, a tecla CONTROL (CTRL) exerce sua função combinada com outra tecla qualquer.

Teclas de movimentação: As teclas Home, End, PgUp e PgDn, são teclas utilizadas para movimentação, principalmente do cursor.
Teclas Ins e Del (Insert e Delete) : teclas utilizadas para inserção e deleção de caracteres.

Teclas de Setas : Movimentam o cursor no sentido da seta, como já vimos. Também, como qualquer tecla do teclado, podem ser programadas para outros tipos de movimentos.







O princípio de funcionamento do teclado consiste em uma interface que converte a seqüência de impulsos elétricos em sinais digitais e transfere os dados para a memória.

É o dispositivo de entrada mais comum. Os teclados dos microcomputadores tipo PC podem ter mais de uma apresentação, variando de acordo com a distribuição das teclas. Os dois principais tipos de teclados para PC são:

  • Teclado padrão AT, utilizado em computadores mais modernos tipo PC-AT, onde as teclas F1 até F12 se localizam no limite superior do teclado.

Funções Especiais Alfanumérico Funções Especiais
O teclado é dividido em três regiões principais:

Alfanumérico: É utilizado como numa máquina de escrever comum, onde o caractere digitado é aceito pelo computador como tal.


Maiúscula e Minúscula

A primeira etapa consiste no conhecimento e devido uso de duas teclas especiais: Caps Lock ou Fixa e Shift.
Confira:

Para acioná-la, basta apenas apertar a respectiva tecla (localizada no lado esquerdo do teclado como na figura anterior). Verifica-se o acerto através da luz acesa abaixo do nome do comando na fileira superior à direita. Assim, mantém-se todo o texto em maiúsculo.

Porém, não se habilitam os sinais gráficos secundários (aqueles que ficam acima dos números na quarta fileira ou em teclas de acentuação e pontuação).

Para digitá-los, com ou sem a Caps Lock acionada, você precisará do Shift.

É a tecla usada para grafar iniciais em maiúsculas
(mantenha pressionada Shift e aperte ao mesmo tempo a tecla da letra que se deseja em maiúscula).
Com Shift, você também digita os sinais gráficos secundários, de acentuação e pontuação, vistos na imagem acima.
Portanto, se for apenas digitar uma letra em maiúscula - como a inicial de um nome ou a primeira palavra de um parágrafo - use SHIFT .
Caso contrário, utilize CAPS LOCK.

Vamos praticar


Quando eu teclo sem apertar a tecla shift ou caps lock (fixa), o texto será escrito em letra minúscula. - Quando aperto o Shift na primeira letra da palavra ela será maiúscula. - SE EU APERTAR O CAPS LOCK (FIXA) MEU TEXTO SERÁ MAIÚSCULO ATÉ QUE APERTE NOVAMENTE O CAPS LOCK. - Para acessar os simbolos em cima dos números devo apertar o SHIFT. exemplo: (silvia.masc@gmail.com)

Letra Maiúscula

Para definir uma letra como maiúscula, pressione a Tecla SHIFT e aperte a tecla desejada.
Por exemplo: SHIFT + a = A
O assunto é uma continuação do tópico a respeito da tecla Shift Dica: Para ganho de produtividade, pressione a tecla SHIFT com o dedo Mínimo Esquerdo ou com o Dedo Mínimo Direito.


DICA ESPECIAL

Normalmente, o mouse é a ferramenta preferida para a seleção de fragmentos de texto. No entanto, um digitador pode fazer isso mais rapidamente com o Shift em conjunto com uma das teclas de cursor (aquelas setinhas que ficam entre o teclado numérico e o alfanumérico).
Desse modo, ganha-se muito mais velocidade em relação ao uso do mouse, já que este obriga o digitador a tirar as mãos do teclado.



Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado