BlogBlogs.Com.Br

14 de março de 2009

Aula 2 - Periféricos




MOUSE – (ENTRADA)

Move o cursor (geralmente no formato de uma seta) na tela para ativar comandos, em programas gráficos serve de lápis, pincel, etc.

Quando o usuário movimenta o mouse (com a própria mão) ele produz um movimento semelhante na tela. Em programas gráficos o mouse se torna indispensável para a realização de tarefas de uma maneira dinâmica, pois para executar a maioria dos comandos basta pressionar um de seus botões.

MONITOR DE VÍDEO – (SAÍDA)

Semelhante ao vídeo de um aparelho de televisão (hoje já podemos assistir televisão através do monitor de alguns microcomputadores). Ele geralmente produz o que está sendo digitado no teclado, mas pode mostrar, também, resultados de cálculos, aplicativos, utilitários, mensagens e outros, sob o controle de programas.

Os pontos mais importantes a serem considerados são:

RESOLUÇÃO – Definimos como qualidade de imagem: a resolução mínima para suportar os dados mostrados deve ser de 1024x768.

CORES DISPONÍVEIS – Quanto maior o número de pontos (pixels), melhor a imagem. Quanto menor o número de ponto, melhor a definição.

TAMANHO – A dimensão de uma tela é medida em polegadas. Esta dimensão é medida da diagonal entre os cantos opostos. Os monitores mais usados são os que variam de 14 a 17 polegadas. Sendo os de 15 e 17 polegadas mais abrangente no mercado.

DOT PITCH – É a distância entre cada ponto luminoso na tela. Lembre-se que a imagem é formada por milhares de pontinhos.

PLACA CONTROLADORA – A placa controladora de vídeo administra a exibição dos dados que vão para a tela.

IMPRESSORA – (SAÍDA)

Utilizada para a impressão de relatórios e documentos em geral. Estas informações são as contidas na memória do computador ou armazenadas em meios secundários (ex.: HD , CD, DVD, CDR, PEN DRIVE)

UNIDADE (DRIVE) DE DISCO RÍGIDO – (ENTRADA E SAÍDA)

Este dispositivo pode servir tanto para entrada como para saída de dados. É conhecido também, HD (Hard Disk), discos fixos ou residente.

São utilizados para armazenar grande volume de informações. São neles também que são instalados os sistemas operacionais que gerenciam a máquina.
Um disco rígido é formado por um sistema acionador e vários discos (em torno de 15). Cada face (de cada disco) possui uma cabeça de leitura/gravação (todas as cabeças se movem em conjunto).

UNIDADE (DRIVE) DE CD ROM – (ENTRADA)

Estes dispositivos possuem grande capacidade de armazenamento e possibilitam um acesso a dados muito rápido.
É comum encontrar discos de CD-ROM com bibliotecas de imagens, fotografias, enciclopédias, obras literárias ou mesmo servindo como backup de grandes empresas.
As unidades de CD-ROM são também um componente fundamental para os sistemas de multimídia, que utilizam arquivos de vídeo e som, os quais são normalmente gigantescos e ocupam muito espaço em disco rígido.

UNIDADE DE CD-R – (ENTRADA E SAÍDA)

O que diferencia um CD-R do drive de CD-ROM é justamente a capacidade de gravar discos de CD. Temos também outras tecnologias como CDRW (grava e regrava), além do DVD, outro tipo de mídia com alta capacidade armazenamento de dados.

Além do periférico, é preciso adquirir os CDs graváveis/regraváveis ou DVDs, especiais para esse tipo de mídia, eles armazenam em média 700 MB, no caso dos CDs, os DVDs armazenam mais dados, (01 CD equivale a aproximadamente 500 discos flexíveis de 31/2” de alta densidade. Isto em se tratando de informações ou o equivalente em média 74 a 80 minutos de áudio). A velocidade de gravação e regravação varia de dispositivo para outro.


OUTROS PERIFÉRICOS

* Scanner – (Entrada): Serve para capturar imagens e codificar em pontos na tela do computador. Pode ser monocromático (tons cinza) ou colorido, de mão ou de mesa. A medida de qualidade de um scanner é feita em pontos por polegada (DPI), ou seja, quanto maior o número de pontos por polegada, melhor será sua definição.

* Pen drive - Memória USB Flash Drive (comumente conhecido como pen drive, disco removível ou chaveiro de memória) é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo aparência semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades atuais, de armazenamento, são 64 MiB a 64 GiB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada

* Fax-Modem – (Entrada e Saída): Pode enviar e receber fax permite o acesso a outros micros via linha telefônica. O mais importante a ser considerado é a velocidade de transmissão de dados, que é calculada em bps (bits por segundo) – 28.800 bps são considerados uma boa velocidade. Pode também ser usado como meio de acesso a grande rede de computadores (internet).
* Kit Multimídia - Os periféricos que compõem este kit consistem:
Drive de CD-ROM (Entrada)
Placa de Som (Saída)
Microfone (Entrada).
Web Cam (Entrada)



Nenhum comentário: