BlogBlogs.Com.Br

14 de março de 2009

Aula 6 - Área de trabalho e janelas

Área de Trabalho


A Área de Trabalho é a tela que deve aparecer logo após o sistema for iniciado (quando ligamos o micro). Encontramos atalhos para alguns aplicativos já instalados, Hora, na parte inferior direita, no canto esquerdo abaixo temos o botão do menu iniciar, e ao lado alguns atalhos para principais funções do sistema.

Conheça um pouco das partes da Área de Trabalho

Atalhos de Aplicativos você acessa rapidamente os aplicativos sem precisar ir no menu



No canto direito encontramos o Relógio e Data



Controle de Volume do Som




O desenho que fica no fundo da tela é chamado Wallpaper ou Papel de Parede. Podemos escolher uma figura, foto para usar de fundo de nossa Área de Trabalho.



O Descansa Tela ou Screensaver aumenta a vida útil do monitor, deixando a maior parte do tempo a tela escura e preservando o monitor.
Nada mais é do que um programa que é executado se o computador ficar sem operação (sem uso do teclado ou mouse) por um certo tempo. O objetivo deste programa é colocar imagens na tela, que mudam ou se movem não permitindo o desgaste prematuro do monitor de vídeo.

Alinhar ao centro
Janelas


Além da Barra de tarefas, quando se abre programas aparecem outras barras importantes:

Barra de Título


Está localizada na parte superior de uma janela, sendo colorida em azul, na instalação padrão. Contém o nome do aplicativo e/ou nome do documento atualmente aberto.
Permite que o usuário movimente a janela para um outro local da tela, ou seja, o usuário posiciona o mouse sobre a Barra de Título, pressiona e segura o botão esquerdo do mouse e arrasta a janela para outra posição, fazendo com que todo o conteúdo sofra também um deslocamento.

Barra de Menu


Ao longo da parte superior de toda as janelas há uma Barra de Menu que relaciona todos os menus disponíveis. Um menu consiste em uma lista de comandos que executam tarefas.

A maioria dos programas possui um menu Arquivo, um menu Editar e um menu Ajuda (?), além de outros, exclusivos do próprio programa.
Para selecionar um menu usando o mouse, basta colocar a seta do mouse no item e clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse, o que comandará a exibição da listagem das opções existentes.
Já, para abrir um menu a partir do teclado, basta manter pressionada a tecla simultaneamente e digitar a letra que estiver sublinhada no menu desejado.

Botões

A maioria das janelas apresenta 3 botões visíveis no lado direito da Barra de Título de janelas do programa.

Botão Minimizar - Localizado à esquerda dos três botões do lado direito da Barra de Título de uma janela.

Quando pressionamos o botão do mouse sobre o botão "Minimizar", a janela à qual o botão pertence, ficará em segundo plano, ficando ativa somente na Barra de Tarefas.

Botão Maximizar - Este botão está localizado no meio do conjunto. Quando é pressionado fará com que e a janela ocupe toda a extensão do vídeo do computador.

Botão Restaurar - Este botão também está localizado no meio dos 3 botões, porém só é apresentado se a janela estiver maximizada, portanto o botão Restaurar se alterna com o botão de Maximizar dependendo de como a respectiva janela esteja apresentada. Pressionar o botão "Restaurar" faz com que a janela de aplicativo retorne ao seu tamanho anterior.
Botão Fechar - Este botão é o que está localizado mais à direita do conjunto de botões. Ao pressionar o botão do mouse uma vez sobre o botão "Fechar", ele fechará a janela que estiver aberta.

Barra de Ferramentas



A maioria dos programas exibe uma ou mais Barras de Ferramentas que se localiza abaixo da Barra de Menu, na parte superior da tela. Em geral é um conjunto de botões. Cada botão é um atalho que permite executar uma tarefa de forma mais rápida, usando um número menor de cliques.
Os botões da Barra de Ferramentas, portanto, substituem as opções de determinados menus, possibilitando que a operação possa ser concluída mais rapidamente, sem a necessidade de se abrir o menu.


Barra de Rolagem





Caixa do Menu de Controle



O menu de Controle de Documento Encontra-se no lado esquerdo, na Barra de Título. Ele funciona como um atalho para controlar a Janela de um Aplicativo.Para exibir os comandos que controlam o tamanho e a posição da janela de documento, pressione o botão do mouse com o ponteiro posicionado sobre a caixa do menu Controle do Documento ou pressione ALT + barra de espaço ou para as janelas dos grupos de programa. As opções são: restaurar / mover / tamanho / minimizar / maximizar / fechar.

Nenhum comentário: