Fonte da Imagem BringIT |
Quem aqui já derrubou um copo d’água ou uma xícara de café em cima do notebook? É desesperador, mas com as nossas dicas você pode controlar a situação.
“A primeira coisa é desligar imediatamente o carregador (caso esteja conectado) e retirar a bateria. Para os modelos que não possuem bateria removível deve-se desligar a chave que fica na parte de baixo do equipamento”, ensina Felipe José Adimari de Souza Netto, do setor de Engenharia de Informática da Philco.
Nesse tipo de situação a velocidade faz toda a diferença, “mantenha a calma e jamais tente ligar o equipamento após ser molhado, isso aumenta exponencialmente o risco de danos”, esclarece Netto.
Sabe aquela história, “não chore pelo leite derramado”? É mais ou menos a mesma lógica. Não sacuda e nem vire o equipamento de cabeça para baixo, isso fará com que o líquido passe mais uma vez pelo teclado.
Seguindo as dicas do especialista, seque a área externa usando o que estiver à mão, pode ser papel, toalha, roupa. Quanto mais absorvente melhor. Se tiver um aspirador de pó doméstico capaz de aspirar líquido, será um grande aliado nesse momento de desespero. Incline o equipamento deixando sempre o lado da saída de ar mais baixo, é por ali que o líquido deve sair.
Dicas:
Se você derrubou água, pegue um secador de cabelo e vá secando até ter certeza absoluta que não existe qualquer gota lá dentro. Para outros líquidos não é indicado.
A garantia não cobre esse tipo de incidente, mas faça a conta: é muito mais barato pagar por uma limpeza do notebook do que pagar para substituir a placa mãe, por exemplo.
A não remoção desses líquidos causa severa oxidação, diminuindo significativamente a vida útil do produto, por isso é altamente recomendável que leve o equipamento à uma assistência técnica.
Alguns problemas que o líquido pode causar: teclado (algumas teclas podem deixar de funcionar ou até mesmo todas); HD (há um risco de perda dos seus dados); leitor de DVD; LCD; falhas nas portas (USB, VGA, HDMI); pode começar a desligar sozinho, travar ou ficar lento; falhas no áudio; bateria deixa de carregar; equipamento deixar de ligar.
Viu? O assunto assusta, mas você pode controlar a situação.
Fonte: PHILCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário