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27 de setembro de 2012

A história do Google parte 4 de 4

Parabéns! 14 anos de vida hoje.


Compras de empresas
Como ocorre em muitas empresas dos mais variados segmentos, o Google não é responsável pela idealização e criação de todos os seus produtos e serviços. Em muitos casos, a companhia compra firmas menores que tenham desenvolvido produtos interessantes ou tecnologias que, de alguma maneira, possam ser absorvidas pela gigante das buscas e incorporadas a outros serviços já existentes. Com um apetite voraz, o Google tem comprado cada vez mais pequenas empresas e startups, como ocorreu recentemente com a aquisição da Sparrow, desenvolvedora de um dos mais famosos clientes de e-mail para Mac e iPhone.
Apesar de muito benéfico para o Google e, na maioria das vezes, para os funcionários das empresas compradas, essas aquisições muitas vezes frustram os usuários dos produtos e serviços criados pelas companhias, uma vez que o Google nem sempre está de olho no produto final, mas, sim, na tecnologia desenvolvida pelas empresas. Assim sendo, em muitos casos, os serviços originais acabam sendo descontinuados e suas funcionalidades incorporadas a produtos já existentes, como foi o caso do Picknick, que acabou sendo incorporado ao Google+ e Picasa web.
Android
Talvez uma das melhores apostas do Google foi o sistema operacional para dispositivos móveis Android, que hoje é o líder do mercado móvel com uma grande folga em relação aos concorrentes. Tendo, como base, um projeto de código aberto que conta com a participação da comunidade de desenvolvedores, o sistema móvel ganhou destaque por permitir uma grande variedade de customizações e por vir embarcado em mais de uma centena de dispositivos diferentes, o que o permitiu abocanhar uma grande fatia de mercado e relativamente pouco tempo.
Com a sua grande participação e diversificação, a plataforma começou a sofrer com alguns problemas, como a falta de rigidez no controle da qualidade e segurança dos aplicativos disponibilizados na loja de apps, bem como com a falta de atualização para boa parte dos gadgets que contam com o OS embarcado. A grande fragmentação da plataforma, que pode ser vista por alguns como um ponto positivo para a popularização do sistema, acaba por impedir que muitos equipamentos novos recebam as versões mais recentes do sistema operacional mantido pela empresa.
O Futuro do Google (Foto: Reprodução)O Futuro do Google, seus serviços não param de crescer (Foto: Reprodução)
O futuro do Google
Em um mercado que vive se modificando e reinventando diariamente, é muito difícil prever qual será o futuro do Google ou de qualquer outra empresa. O que parece certo é que a empresa continuará focada na usabilidade e experiência que os usuários têm de seus produtos e serviços, sem deixar a inovação de fora dos seus objetivos.
O Android tem tudo para continuar liderando o mercado de smartphones com muita folga, bem como o Google Search dificilmente perderá a hegemonia que tem hoje. Ao mesmo tempo, é possível acreditar que a empresa continuará empenhada em integrar cada vez mais os seus produtos e serviços fazendo uso do Google+.
Independente da linha que o Google vier a seguir, uma coisa que todos os usuários devem esperar é que a empresa não perca o norte e continue oferecendo um leque de serviços online de qualidade com o objetivo de manter o que é oferecido sem nunca deixar de lado o seu slogan. Não seja mau, Google!
FONTE: TechTudo

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