Aos 17 anos, o Técnico em Informática e criador do blog Dicas em Geral achou uma maneira de oferecer aos usuários da rede social páginas inteiramente em português
Segunda-feira, 18 de outubro de 2010 às 14h29
Stephanie Kohn
Uma das maiores críticas dos usuários do Twitter é que a rede social é a única que ainda não tem uma versão em português. Foi pensando nisso que Amilton Junior, estudante e criador do site Dicas em Geral, resolveu encontrar uma maneira de traduzir as páginas do Twitter.
O Técnico de Informática, de apenas 17 anos, vive para divulgar soluções e descomplicar a navegação na internet. E foi com esse objetivo que o garoto desenvolveu um plugin para facilitar a vida dos usuários da rede social que não falam inglês, ou simplesmente querem ter a possibilidade de usar o site no seu próprio idioma. "A maioria das redes sociais são em português, porque o Twitter tem que ser diferente? Em minha visão não é somente o usuário que deve se adaptar à rede social, mas ela também tem que se adaptar a ele", explica.
Diferente do que se pode imaginar, a tradução não afeta a plataforma do Twitter de nenhuma maneira. A extensão apenas traduz as partes mais importantes para o usuário, enquanto o sistema do Twitter é mantido intacto.
O plugin gratuito funciona da seguinte forma: o navegador carrega as páginas do Twitter e, ao mesmo tempo, consulta um dicionário. Assim, as páginas são traduzidas automaticamente. O interessante é que este dicionário não é terceirizado, foi o próprio Amilton que traduziu as palavras mais recorrentes do site para garantir a compreensão das frases. "Analisei as palavras e desenvolvi o dicionário específico que promete manter a integridade literal. Alguns pequenos erros em frases poderão surgir, mas com o tempo vou corrigir e aprimorar", diz confiante.
A princípio só é possível baixar esse plugin pelo Mozilla Firefox, mas o criador acredita que em breve terá soluções para outros navegadores como Internet Explorer, Google Chrome e Apple Safari. Para quem quiser começar a usar o Twitter em português, clique aqui e siga o passo-a-passo no site. Dúvidas e sugestões para o Amilton, mande aqui!
Fonte: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário