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26 de setembro de 2012

A história do Google parte 3 de 4



Eric Schmidt (Foto:  )
Eric Schmidt, atual presidente-executivo da
companhia (Foto: Reprodução)
Em 2011, Eric Schmidt deixa o posto de CEO e assume a Presidência Executiva da empresa, enquanto, em seu lugar, assume o cofundador Larry Page. Na edição do Google I/O daquele ano, a companhia anuncia oGoogle Music Beta e o começo das vendas dos Chromebooks. No meio do ano, a empresa anuncia o lançamento do Google+, seu mais novo serviço social e, com o seu lançamento, todos os produtos e serviços da empresa ganham uma nova cara. A empresa anuncia, também, a compra da Motorola Mobility. Em nova parceria com a Samsung, o Google revela o Galaxy Nexus, o primeiro smartphone projetado para o Android 4.0.
No começo de 2012, um dos maiores rumores envolvendo o Google se torna realidade. No final de abril, a empresa finalmente lança o Google Drive e aumenta o limite do antigo Google Docs para 5 GB de armazenamento gratuito. Juntamente com o anúncio, o Google disponibiliza um aplicativo para ser instalado nos computadores que permitiria a sincronia dos arquivos com a nuvem. Em seguida, foi a vez de smartphones e tablets (Android e iOS) ganharem seus apps para uma maior integração com o serviço.
Durante a edição do Google I/O realizada em 2012, a empresa anuncia alguns novos equipamentos, como o Nexus 7, um tablet de 7’’ fabricado pela Asus, e o Nexus Q, uma central multimídia desenvolvida pelo Google totalmente integrada aos gadgets equipados com Android. Ainda durante o evento, a companhia anuncia o Android 4.1, chamado de Jelly Bean, além de fazer uma demonstração ao vivo do Project Glass, os “óculos do futuro” que estão sendo desenvolvidos pela empresa.
Linha do tempo dos principais eventos por ano do Google (Foto: Reprodução)Linha do tempo dos principais eventos por ano do Google - em formato de infográfico (inglês)  ou somente em texto (português)  (Foto: Reprodução)
Don’t be evil
O Google é conhecido pelo seu slogan “Don’t be evil” (“Não seja mau”, em Português). Mas, apesar de oferecer serviços de qualidade e totalmente gratuitos aos usuários, a empresa tem sido, cada vez mais, acusada de não ser tão boazinha assim.
Ao longo de seus 14 anos, o Google foi alvo de um incontável número de acusações, que vão desde o monopólio e invasão de privacidade até coleta ilegal de informações, o que acaba culminando em diversas investigações por parte de agência regulatórias e processos movidos por juízes ao redor do mundo. Um dos casos mais conhecidos fora do país envolve a coleta, sem a autorização dos usuários, de informações das redes Wi-Fi por onde os carros do Google Street View captavam imagens.
No Brasil, a empresa enfrentou dois processos emblemáticos. O primeiro envolveu a modelo e apresentadora Daniella Cicarelli sobre um vídeo hospedado no YouTube, no qual aparecia em momentos íntimos com o seu namorado no mar. O segundo caso abrangeu a apresentadora e cantora Xuxa, que requeria que o Google inibisse a exibição de qualquer resultado de busca que envolvesse o seu nome e os termos “pornografia” e “pedofilia”.
Mais recentemente, a empresa voltou a sofrer com a ação da Justiça brasileira ao não retirar vídeos do YouTube por determinação da Justiça Eleitoral. Pelo descumprimento das ações, a lei determinou a prisão dos diretores financeiro e geral da empresa no Brasil.
Apesar de o não cumprimento parecer algo errado, a empresa alega que sua prioridade é garantir o direito dos usuários e, a partir do momento que não julga procedente o pedido da Justiça, se nega a retirar o conteúdo alvo da ação do ar e recorre da decisão do magistrado. Caso a empresa não mude a sua postura e continue, segundo ela, lutando pelos direitos dos usuários, certamente veremos, cada dia mais, ações ameaçando retirar os serviços da empresa do ar, bem como ordens de prisão contra os seus diretores.
Ambiente de trabalho descontraído da sede do Google em São Paulo (Foto: Divulgação/Google)Ambiente de trabalho descontraído na sede do Google em São Paulo (Foto: Divulgação/Google)








Fonte: TechTudo

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