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24 de setembro de 2012

A história do Google parte 1 de 4



Diferente de boa parte das empresas de tecnologia criadas nos Estados Unidos, o Google não nasceu em uma garagem. Larry Page e Sergey Brin se conheceram em 1995, quando Page visitava a universidade de Stanford e Brin foi o seu guia pelo campus. No ano seguinte, quando ambos eram estudantes de ciências da computação, iniciaram uma parceria para desenvolver o BackRub, mecanismo de pesquisa hospedado nos servidores da instituição, que acabou por consumir mais largura de banda do que os padrões de Stanford.
Em 1997, os estudantes decidem dar um novo nome ao mecanismo de pesquisa e, após algumas sugestões, optam chamá-lo de Google, um trocadilho com a palavra “googol”, termo utilizado na matemática para definir o dígito “1” seguido de 100 dígitos “0”. A escolha foi um reflexo da intenção de Page e Brin de organizar todas as informações da web.
Garagem que virou “sede” da empresa em 1998 (Foto: Reprodução/Lists of World)
Garagem que virou “sede” da empresa em 1998
(Foto: Reprodução/Lists of World)
No ano seguinte, após receberem um cheque no valor de US$ 100 mil (R$ 200 mil) do cofundador da Sun, Andy Bechtolsheim, em nome de Google Inc., empresa ainda não registrada, Page e Brin decidem mudar dos laboratórios de Stanford para a garagem de Susan Wojcicki, no endereço "232 Santa Margarita, Menlo Park, Califórnia". Em 4 de setembro, a dupla finalmente registra a empresa Google Inc. e, algum tempo depois, deposita o cheque doado por Bechtolsheim em uma conta bancária aberta em nome da empresa.
Em 1º de abril de 2000, o Google anuncia o MentalPlex, um sistema de pesquisa capaz de ler a mente dos usuários enquanto eles visualizam os resultados de pesquisa desejados. Neste momento, a empresa começa a participar do “dia da mentira”. Anualmente, em todo dia 1º do mês de abril, a companhia divulga inúmeros novos produtos e serviços, bem como novas funcionalidades aos que já existem, mas tudo não passa de uma grande brincadeira.
Ainda em 2000, o Google fecha uma parceria com o Yahoo! para tornar-se o provedor de pesquisa padrão do site. Além disso, a empresa anuncia ter conseguido indexar um bilhão de URLs, tornando-se, assim, o maior mecanismo de busca do mundo. No mesmo ano, a companhia anuncia o lançamento do AdWords, sistema de criação e gerenciamento de campanhas online já com 350 clientes.
Em 2001, o Google anuncia a nomeação de Eric Schmidt como presidente do conselho de diretores da empresa. No mesmo ano, são lançados o "Grupos do Google" e o recurso "Pesquisa de Imagens", que já contava com 250 milhões de imagens indexadas. Ainda em 2011, Eric Schmidt é nomeado CEO do Google e Page e Brin passam a ocupar os cargos de presidente de produtos e tecnologia, respectivamente. No final do ano, a empresa afirmar ter colocado três bilhões de URLs, triplicando, em apenas um ano, a base de informações disponíveis em seu sistema de pesquisa.
Erich Schmid, Larry Page e Sergey Brin posam para foto no carro autônomo do Google (Foto: Divulgação/Google)Erich Schmid, Larry Page e Sergey Brin posam para foto no carro autônomo do Google (Foto: Divulgação/Google)
Em 2003, o Google adquire a Pyra Labs e adiciona o Blogger ao seu leque de serviços. No ano seguinte, a empresa lança o Orkut, rede social que viria a ser a mais popular entre os usuários do Brasil e da Índia. Em 1º de abril de 2004, no dia da mentira, a companhia anuncia oGmail, serviço de e-mail que oferecia 1 GB de espaço de armazenamento aos usuários, algo inimaginável para a época.
Ainda em 2004, contanto com mais de 800 funcionários, a empresa se muda para o seu novo endereço, que atualmente é conhecido como "Googleplex" e fica localizado "1600 Amphitheatre Parkway, em Mountain View, Califórnia." No mesmo ano, ocorre a venda de quase 20 milhões em ações comuns de classe A em Wall Street, cujo valor inicial era de US$ 85 (R$ 173) por cada uma. No mesmo ano, o Google anuncia a aquisição da empresa de mapeamento digital Keyhole, cuja tecnologia se tornaria mais tarde o Google Earth. No final de 2004, a empresa anuncia já possuir oito bilhões de URLs indexadas em seu sistema de pesquisa.
No início de 2005, quando o serviço de "Pesquisa de Imagens" atingiu a marca de 1,1 bilhão de imagens indexadas, o Google anuncia o Google Maps. Em abril de 2005, a empresa adiciona o recurso "Histórico de pesquisa", que reúne todas as pesquisas realizadas pelos usuários no Google Search. A companhia anunciou, ainda, o iGoogle, uma opção que permitia que os internautas personalizassem a página inicial do Google com vários módulos de conteúdo disponíveis. No mesmo ano, a gigante das buscas anuncia uma versão mobile do Google Search e lança o Google Earth. Ainda em 2005, o Google lança a pesquisa personalizada que, baseada nas informações do "Histórico de pesquisa", pretendia retornar as pessoas os melhores resultados de acordo com as suas buscas anteriores.
Google Earth leva imagens de satélite e modelagens em 3D para o computador do usuário (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)Google Earth leva imagens de satélite e modelagens em 3D para o computador do usuário (Foto: Reprodução/Ricardo Fraga)
No mesmo ano, o Google anuncia o lançamento do Google Talk, serviço de comunicação instantânea que, mais tarde, viria a ser adicionado a vários serviços da empresa, como Gmail, Orkut e Google+. A empresa anunciou, também, o a opção Pesquisa Google de Blogs e oGoogle Reader, um dos mais famosos agregadores de feeds do mercado. Ainda em 2005, o Google anunciou o lançamento do Google Analytics e da abertura de seu primeiro escritório no Brasil, localizado na cidade de São Paulo. No mesmo ano, a companhia lança o Google Transit, alternativa adicional do Google Maps que exibe rotas de transporte público para os usuários, incialmente disponível somente na cidade de Portland, Oregon. No final do ano, a primeira versão mobile do Gmail foi lançada nos Estados Unidos.
FONTE: TechTudo

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