BlogBlogs.Com.Br

14 de junho de 2012

Truques para procurar e-mails no Gmail

Graças a essas dicas extremamente útil, simples e geniais você pode localizar um e-mail perdido.
Filtros
Na barra de pesquisa do Gmail, o tipo de busca mais básico de todos é por termo. É simples: você digita uma palavra e serão exibidos todos os e-mails que contenham aquele termo no corpo da mensagem. Contudo, para limitar ainda mais os resultados, o ideal é que você use filtros. O Baixaki separou aqueles que considera mais úteis para você:
Remetente e destinatário

Se você sabe quem mandou, ou quem enviou o e-mail que deseja encontrar, já tem na mão uma importante informação que pode ser usada como filtro. Se você sabe o remetente do e-mail, use a seguinte fórmula:
§ from:durval
Dessa forma serão mostrados todos os e-mails recebidos de usuários chamados “Durval”. Você ainda pode limitar mais a pesquisa escrevendo um termo qualquer. Para mensagens enviadas para usuários chamados “Durval”, use o filtro:
§ to:durval
Assunto e marcadores
Para procurar mensagens que tenham um assunto específico, “download”, por exemplo, use o filtro:
§ subject:download
E se você usa o sistema de marcadores do Gmail, pode usá-lo como filtro também, ainda que possa fazer isso apenas clicando sobre a tag. De qualquer forma, tomando o mesmo exemplo do caso acima, digite:
§ label:download
Anexos
Imagine a situação: você precisa do e-mail no qual estava anexado o seu trabalho de faculdade, mas não consegue lembrar o nome do arquivo. Usando o filtro abaixo serão exibidas apenas as mensagens que possuem pelo menos um anexo:
§ has:attachment
Mas se você lembra o nome ou o tipo do arquivo anexado, pode usar estas informações como filtro de pesquisa. Se o seu trabalho se chamasse, digamos, “TCC” e estivesse em formato PDF, poderia escrever:
§ filename:tcc  ou § filename:pdf

Status do email

Outra opção é procurar por atributos que o e-mail possua. Isso quer dizer que você pode usar um filtro que faz com que sejam exibidos apenas e-mails que tenham sido marcados como favoritos:
§ is:starred
Outra opção ainda é filtrar os resultados por e-mails lidos ou não lidos. Use os seguintes filtros respectivamente:
§ is:read ou § is:unread
Filtros por data
Ainda é possível usar a barra de pesquisa do Gmail para procurar e-mails por data. Nesse caso, dois tipos de filtragem podem ser usados: uma que limita os resultados a ocorrências anteriores à data demarcada, e outro a posteriores. Respectivamente:
§ before:2010/11/15
ou
§ after:2010/01/23
Repare, no exemplo acima, que as datas usadas nesse tipo de filtro devem, necessariamente, usar este formato: aaaa/mm/dd, que é o padrão inglês de datas. De outra forma, os resultados serão prejudicados.
Procurando além da caixa de entrada
Nem todos os emails permanecem na caixa de entrada, certo? Algumas vezes eles são apagados, ou estão na seção de “spams”. Nesses casos, há dois filtros para pesquisar apenas nesses locais – a pesquisa padrão é feita somente na caixa de entrada. Use:
§ in:spam ou § in:trash
Se a pesquisa, no entanto, deve ser feita nas três localidades, use o filtro:
§ in:everywhere
Combinando filtros
Os filtros mais importantes estão listados acima e com eles você já deve ser capaz de encontrar todos os emails que quiser. Contudo, se mesmo usando-os, você não consegue achar o que quer, uma boa solução pode ser combiná-los.
Para combinar filtros você deve escrevê-los um ao lado do outro, com apenas um espaço de separação. Por exemplo, para pesquisar mensagens com o assunto “download” e que contenham anexo, digite:

subject:download has:attachment



Além disso, existem alguns truques para adicionar diferentes filtros em uma mesma pesquisa. Por exemplo, se você quiser adicionar um filtro de assunto, mas excluir dos resultados todas as ocorrências de um termo específico, use um hífen. Dessa forma:
§ subject:download -amigo
No caso do exemplo acima, seriam exibidos todos os e-mails com o assunto “download”, menos aqueles que contivessem a palavra “amigo”.
No caso contrário, ou seja, para somar dois filtros, use a palavra “OR”. Por exemplo, para procurar todas as mensagens não lidas ou todas as que tenham que tenham sido recebidas antes de 2010 escreva:
§ is:unread OR before:2010/01/01
Por fim, assim como na pesquisa da web do Google, você pode digitar conjuntos de termos entre aspas para limitar as ocorrências apenas às que contenham as palavras aspeadas
O Baixaki preparou esta seleção de comandos e combinações de comandos que podem ser úteis na utilização do Gmail. Para a lista completa, confira a lista do próprio Google, aqui.


Vi Aqui

Nenhum comentário: