BlogBlogs.Com.Br

3 de setembro de 2011

Qualcomm lança serviço para rastrear animais de estimação

Batizado de Tagg, ele acompanha em tempo real a localização do cachorro ou gato e cria "cerca digital" que envia alarmes caso o bichano tente escapar.

A Qualcomm, companhia que não costuma lançar produtos para o consumidor final, anunciou para o fim desse mês um serviço de rastreamento de animais que irá utilizar uma tecnologia proprietária da empresa, atualmente aplicada para comunicação corporativa.

A Snaptracs, uma subsidiária da Qualcomm, irá lançar o Tagg, um sistema com GPS e capacidades de rastreamento wireless para que os donos possam imediatamente rastrear e encontrar seus gatos ou cachorros. O equipamento inclui um dispositivo de rastreamento parecido com um relógio, que é colocado na coleira do animal.

Há muitas ofertas de serviço desse tipo, que envolvem a inserção de microchips, porém o processo de recuperação do bicho de estimação pode ser complicado, de acordo com David Vigil, presidente da Snaptracs. Com o Tagg, a Qualcomm deseja trazer capacidades de rastreamento em tempo real, além da habilidade de localizar e salvar os animais em uma questão de minutos, ao invés de dias.
O serviço permite aos usuários ter acesso à exata localização do bichano em um smartphone ou tablet via GPS ou por aplicações como o Google Maps. O serviço também envia alertas via SMS ou e-mail a respeito do paradeiro do animal em intervalos de tempo determinados através do chip de comunicação integrado.

Com um serviço anual, o rastreador irá custar 199 dólares e as notificações SMS serão enviadas através da rede da Verizon e, após um ano de utilização, será cobrada uma taxa de 5 dólares por mês. Há também um limite, chamado de “cerca-geográfica”, que pode ser programado para delimitar uma área segura que o cão ou gato pode ficar. Caso ele saia desse raio, um alerta pode ser enviado ao dono, familiares e amigos através de um e-mail ou SMS. Esse recurso também pode ser desabilitado quando o dono leva o bicho para passear, para evitar alarmes falsos.
Por Agam Shah - IDG NOW

Nenhum comentário: