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3 de novembro de 2010

Uso de tabelas não tem mistério Por Gisele Ribeiro & Renato Rodrigues


Tabelas: Como fazer para colocar uma tabela ao lado da outra em um documento? Outra boa dica do "Guia Info Word": Posicione o cursor no ponto desejado do texto e insira duas tabelas uma embaixo da outra. Ajuste o tamanho das tabelas de forma que a largura de cada uma seja menor que a metade da largura útil do texto. Selecione as dias tabelas. Na barra de ferramentas Padrão, clique no botão Colunas e selecione a opção "2 Colunas". Pronto. Depois é só aplicar os ajustes necessários.

Tabela no teclado: É possível criar uma tabela sem usar o recurso criar tabela do Word e sem o mouse. Para criar uma tabela com 1 linha e 4 colunas digite:
+----+----+----+----+ e tecle Enter.
Para criar uma tabela com 1 linha e 2 colunas mais largas digite
+---------+---------+ e tecle Enter.
Para acrescentar linhas à tabela coloque o cursor na última célula da direita e tecle Tab ou Enter.

Tabela no lugar certo: Para posicionar uma tabela em um texto (você pode querer que a tabela fique no meio do texto, à esquerda do texto, à direita do texto ou até sobrepondo o texto), faça o seguinte:
1- Com o botão direito do mouse, clique na tabela e esolha "Propriedades da Tabela".
2- Na tela que surge, faça suas opções de alinhamento (à direita, à esquerda, no centro), dê o espaço da borda para o texto, configure a altura da linha, a largura da coluna, o tamanho da célula e o alinhamento do texto dentro da tabela. Clique OK.

Tamanho exato: Todo usuário do Word sabe que é possível mudar a largura da coluna e altura da linha de uma tabela movendo os grades com o mouse. Mas e se você quiser que essas especificações sejam exatas? Selecione a coluna ou a linha que você quer mudar (todas as células da linha ou da coluna) e clique com o botão direito do mouse. Selecione "Propriedades da Tabela" e, nas abas, Coluna, Linha, e Célula, especifique 20- Barra de ferramentas: Para criar uma barra de ferramentas personalizada, siga os seguintes passos:

  1. No menu Ferramentas, clique em Personalizar
  2. Clique na guia Barra de Ferramentas
  3. Clique em Nova
  4. Na caixa "Nome da barra de ferramentas", digite o nome desejado
  5. Na caixa "Torne a barra de ferramentas disponível para", selecione o modelo do documento ou o documento desejado e clique em OK.
  6. Clique na guia Comandos e adicione os botões que deseja ter na barra, selecionando-os na caixa Categorias/Comandos e arrastando-os para a barra de ferramentas exibidas
  7. Quando você tiver adicionado todos os botões e menus desejados, clique em Fechar.

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