BlogBlogs.Com.Br

9 de novembro de 2010

Configuração evita dores de cabeça Por Gisele Ribeiro & Renato Rodrigues


Não quero hiperlink:
A configuração padrão do Word transforma qualquer endereço Web em hiperlink. Para desativar essa função, no menu Ferramentas, clique em AutoCorreção. Na aba "AutoFormatação ao Digitar", no bloco "Substituir ao Digitar", desligue a caixa "Internet e Caminhos de Rede por Hiperlinks". Clique OK.
Alterar a fonte-padrão: Por que será que toda vez que começo um documento novo, o tipo e o tamanho de fontes são sempre os mesmos? A culpa é da configuração de fábrica do Word, cujo padrão de fonte é Times New Roman, tamanho 10. Para modificar essas definições, clique no menu Formatar e depois em Fonte. Na tela que se abre, escolha a fonte, o estilo e o tamanho desejados. Clique no botão "Padrão" e confirme a operação. Pronto. Desse ponto em diante, todos os documentos vão usar a fonte-padrão que você escolheu.
Documentos recentes:No menu arquivo, o Word lista os quatro últimos documentos editados, mas é possível exibir até nove arquivos. Vá em Ferramentas/Opções e clique na aba Geral. No item "Lista de Arquivos Utilizados", indique o número desejado. Se não quiser exibir os documentos recentes, basta desmarcar esse item.
O arquivo está grande: O Word tem um recurso de gravação rápida que vai salvando apenas modificações efetuadas no texto ao longo da edição. Isso faz com que o texto que você salva várias vezes apareça, internamente, como vários pedaços e tenha um tamanho irreal (até trechos de texto que você excluiu ficam gravadas). Para solucionar o problema, é preciso desabilitar o recurso de gravação rápida. Clique no menu Ferramentas e depois em Opções. Na aba Salvar, desabilite a caixa "Permitir gravação rápida" e clique em OK.
Memorizar atalhos: É possível configurar o Word para lembrá-lo das combinações de teclas nas etiquetas que aparecem quando se pousa o ponteiro do mouse sobre um botão nas barras de ferramentas. Para isso, acione Ferramentas/Personalizar e, na caixa de diálogo, clique na aba Opções. Ative a opção Mostrar Dicas de Tela nas Barras de Ferramentas e depois "ostrar Teclas de Atalho nas Dicas de Tela". Quando você passar o mouse sobre um botão da barra de ferramentas, aquela janelinha amarela vai mostrar, além da função do botão, as teclas de atalho.
Que língua eu falo?: Se você sempre precisa mudar a língua do Word para o Português do Brasil, é melhor ter isso definido como padrão, no chamado template normal. Para fazer isso, no menu Formatar, clique em Estilo (Estilos e Formatação, no XP). Escolha o modelo Normal. Na setinha do lado, clique para abrir o menu. Nas opç~eos que aparecem, clique em Modificar. Na caixa que aparece, clique no botão "Formatar" e escolha Idioma e selecione Português (Brasil) na lista que aparece. Clique em OK e depois em OK. Quando o Word fechar, irá salvar o modelo padrão.
Dias da semana: Se você é um daqueles que se irrita quando o Word coloca dias de semana em maiúscula (Terça), vá até Ferramentas e Autocorreção. Desabilite o campo "Colocar nomes dos dias em maiúsculas".

Nenhum comentário: