BlogBlogs.Com.Br

20 de setembro de 2010

Palavra "grátis" em mecanismos de busca aumenta riscos na internet



 Adicionar a palavra “grátis” nos mecanismos de busca da internet aumenta o risco de o usuário receber resultados que levam a sites maliciosos. Na pesquisa por toques musicais, por exemplo, incluir “grátis” na busca aumenta em 300% o risco dos sites exigidos pelos principais mecanismos de pesquisa em inglês.

Segundo o relatório da desenvolvedora de softwares de segurança McAfee, o número se refere a um teste realizado em inglês. Porém, ao se traduzir a palavra “free” (grátis) para outros idiomas, eram registrados resultados semelhantes.

Ainda de acordo com a McAfee, pesquisar a palavra “MP3” traz risco aos resultados por si só, mas buscar o termo “MP3 grátis” torna os resultados ainda mais arriscados. “Mesmo que o consumidor especifique que deseja pagar pelo conteúdo em MP3, os resultados ainda levam a conteúdo ilegal”, afirma a companhia.

Propagandas perigosas

O estudo alerta ainda para o perigo aos quais os usuários estão expostos nos anúncios mal-intencionados, o chamado “malvertising”. Ele acontece quando um anúncio on-line é usado para distribuir malwares (vírus) ou explorar o navegador do usuário.

Os anúncios maliciosos, segundo a McAfee, são meios comuns de infecção. “Por exemplo, em 1º de junho de 2010, a McAfee identificcou malvertising no site perezhilton.com, que redirecionava os usuários para um domínio que distribuía cargas maliciosas”.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário: