BlogBlogs.Com.Br

5 de julho de 2010

Qual a diferença entre hacker e cracker?

Apesar de estarmos acostumados a ouvir notícias de invasões de computadores praticadas por hackers, muitos desses ataques são realizados pelos crackers. Atualmente a mídia impressa, eletrônica e audiovisual utiliza o termo correto porque “hacker” transformou-se em uma profissão.

Os crackers são indivíduos que utilizam seu conhecimento para invadir computadores e roubar informações confidenciais. Geralmente essas informações são vendidas ou utilizadas para aplicar golpes na Internet.

O papel do hacker

Já o hacker é um indivíduo que utiliza seu conhecimento para testar os recursos de segurança instalados na empresa. 

 Imagine a seguinte situação: você instalou um novo gerador de energia na sua empresa ou residência. É necessário testar o novo recurso contra a falta de energia elétrica. Você testa o novo gerador desligando a energia da sua empresa ou residência para verificar se o gerador é ativado e a energia é restabelecida.
O hacker nunca invade um sistema com o intuito de causar danos.
O hacker é uma pessoa que tem um perfil autodidata. A maior parte das pessoas acredita que o hacker tem uma formação técnica. Ou seja, pensa se tratar de uma pessoa que participou de cursos de graduação na área de tecnologia da informação ou formou-se em algum curso técnico relacionado a alguma tecnologia. Isso não é verdade! 
 
Hacker ético

O mercado reconhece o profissional rotulado como Hacker Ético pelo número de palestras que profere, pelo número de artigos que publica, cursos que ministra e pela quantidade de certificações obtidas. Do meu ponto de vista, as certificações são “títulos” exigidos pela sociedade. Na prática, o que diferencia o profissional é a sua capacidade de resolver problemas e interagir com a comunidade. 

O Hacker Ético irá avaliar a conformidade com a política de segurança, identificando ameaças e vulnerabilidades desconhecidas para a organização. O objetivo é minimizar o risco de crackers acessarem as informações confidencias da sua empresa. 

Fonte idgNOW

Um comentário:

Jorge disse...

oi, amigos,
quanta coisa aprendemos aqui, nesse cantinho.
não passo um dia sem estar aqui aprimorando meus conhecimentos e pegando dicas e mais dicas. parabéns!
abraços,
Jorge (fazendo arte)