BlogBlogs.Com.Br

16 de julho de 2010

Conversão e redimensionamento de imagens em massa

Imagine a situação: você passa um agradável fim de semana com familiares e amigos, com muita festa, alegria e, obviamente, muitas fotos. A cada foto tirada a tia te fala “depois manda essas fotos para mim?”, depois o amigo diz “não esquece de me mandar essas fotos no meu e-mail, ok?” e assim por diante.

Quando você finalmente baixa as fotos em seu PC para enviar a todas as pessoas que lhe pediram, você percebe que elas estão com uma resolução muito alta e que cada uma delas pesa não menos do que 3MB. Você tirou nada menos do que 100 fotos e não quer (ou não sabe) disponibiliza-las em nenhum serviço de hospedagem de imagens online. Se você levar em conta que cada e-mail, em média, suporta até 10MB em anexos, logo, você terá que mandar 10 e-mails, pelo menos. Ou então, você terá que editar cada foto para diminuir seu peso e só então envia-las. Que chato né!

O IrfanView pode te ajudar, e muito, nesse probleminha. O IrfanView não chega a ser um editor de imagens, mas ele traz funções bastante interessantes. Com ele, você pode selecionar a quantidade de imagens que quiser e automaticamente redimensiona-las ou converte-las de JPG para PNG, por exemplo, de uma só vez.

Além disso, a ferramenta serve como um leve e rápido visualizador de imagens, faz captura de tela (screenshot), cria slideshows personalizados com suas fotos e/ou imagens preferidas, tem uma pequena galeria de efeitos, entre outras funções interessantes.



O IrfanView pesa menos de 1,5MB, tem suporte à língua portuguesa e é totalmente gratuito. Para baixá-lo, clique Aqui
 
Fonte: Techlider

Nenhum comentário: