BlogBlogs.Com.Br

1 de fevereiro de 2010

Mensagem SPAM é anterior a Internet !!!



A prática de Spam surgiu bem antes da internet. Quase ninguém conhece o aparelho de Telex utilizado por empresas para confirmações, cotações, fechamento de negócios, etc. mas foi ai que começou o Spam de forma eletrônica.


Empresas recebiam muitas mensagens que eram impressas, separadas e um contínuo, agora Office boy entregava na mesa do destinatário. Era possível passar a mesma mensagem para diversos destinatários em unica operação! Isso facilitava muito a ação dos “sapammers” da época. Tinha até um operador de telex, para enviar e receber mensagens. Esse operador ao ver que a mensagem era propaganda interrompia a comunicação. As empresas começaram então a passar telex a noite. Uma máquina dessa foi baleada por um segurança noturno, que se assustou quando aquela máquina de escrever começou a datilografar sozinha!!! Não consegui abater o “spammer”…

Depois foi a vez do fax. Sim o velho fax deu nova força ao Spam eletrônico no Brasil, antes mesmo ser homologado. Era ainda a época da ditadura e qualquer coisa relacionada a comunicação tinha que ser autorizada. Os aparelhos de fax começaram a entrar no país por Fóz do Igauçu e nas malas de quem ia ao exterior. Era ainda com papel em bobina. O uso era praticamente o do telex, porém não se precisa datilografar o texto e ainda se enviava imagens!!!

Começou então o envio de propaganda e divulgação de produtos e serviços pelo fax. Mesmo não sabendo se o destinatário potencial tinha ou não fax, era simples descobrir. Era só discar o telefone da empresa e pedir o “sinal do fax”. Ninguém questionava qual era o teor do fax para saber se deveria ou não receber. Liberava e ainda o Office boy levava o fax até a mesa do destinatário. Quando o fax foi homologado e passou a ter linha dedicada, não precisava mais pedir o “sinal do fax”, o Spam virou uma praga.

Quem recebia o spam, ainda arcava com os custos do papel, que não era barato. Começou então a prática de interromper a mensagem indesejada. O “spammers” passaram e enviar as mensagem a noite e nos finais de semana. Pela manhã tinha acabado a bobina do fax de tanta mensagem recebida. A defesa então foi desligar os aparelhos de fax a noite e finais de semana.

Quando veio a Internet, os Spams foram recriados. Não tem mais listas pública de assinantes de Telex ou de Telefone, mas tem aqueles que reenviam mensagem, correntes, etc. sem apagar nomes anteriores e não utilizam o “Cópia Oculta”. Isso vai se multiplicando… Mudou o meio, mas a prática não é privilégio da WEB.

São Paulo. Não é o horário da coleta de lixo que causa enchente. É a falta de coleta da água!

Autor: Danilo - Cidadão Danilo Blog de um homem simples.


LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário: