BlogBlogs.Com.Br

20 de janeiro de 2010

Por que a bateria do notebook dura tão pouco?

Tecnicamente, não é propaganda enganosa. Se você ligar o computador e deixar ele lá, a bateria vai durar seus 120, 150 minutos. Mas basta assistir a um filme com tela cheia, por exemplo, para "perder" vários minutos (ver quadro ao lado). Ou seja: as contas fecham se o gasto de energia do notebook equivaler ao de um cara que passe o dia na cama.

Diante do inevitável, o jeito é combater os ladrões de energia menos suspeitos. O monitor pode gastar mais energia do que qualquer outra parte do computador, então convém diminuir o brilho. E tire da entrada USB aparelhos ociosos: eles também consomem energia. No fim, uma das melhores opções é buscar as "opções de energia" do Windows. Com elas instaladas, a velocidade do processador é reduzida, o monitor é desligado com poucos minutos de inatividade e, em alguns casos, até o disco rígido sai de cena.

Claro que o uso também acaba comprometendo o rendimento das baterias. As fabricadas hoje, de íons de lítio, duram mais quando são recarregadas com frequência, em vez de deixá-las descarregar até o fim.


por MARIA EDUARDA LEITE - Revista SuperInteressante

Nenhum comentário: