BlogBlogs.Com.Br

13 de novembro de 2009

O que fazer com o seu E- lixo ?

Quando seu computador, impressora ou telefone celular são aposentados, você os descarta no lixo comum? Pois saiba que essa atitude é totalmente reprovável. Equipamentos eletrônicos possuem elementos tóxicos capazes de contaminar o solo e os rios. E de acordo com o Greenpeace, esse tipo de lixo já representa 5% de todo o lixo sólido produzido no mundo. O problema não acaba aí: a quantidade de lixo eletrônico cresce cerca de 5% ao ano - 3 vezes mais que a média de todo o lixo produzido no mundo. Isso sem contar a quantidade de gases tóxicos emitidos durante a fabricação e a utilização desses equipamentos. Pois é. O problema é muito maior do que parece.

Mas você pode ajudar. Uma forma simples é procurar saber se o fabricante do equipamento que você está descartando já oferece alguma forma de reciclagem ou coleta do produto.


Neste vídeo, você encontra alguns caminhos. Também existem empresas que remanufaturam equipamentos eletrônicos, dando vida nova para equipamentos velhos.

Empresas que colaboram com o meio ambiente e, de quebra, ainda ganham uma boa grana. Por meio da reciclagem de equipamentos eletrônicos, vários metais pesados deixam de ser despejados em lixões para voltar ao processo de produção. E vários metais preciosos como ouro e prata viram riqueza para quem os retira de placas e componentes eletrônicos.


Para reciclar o seu e-lixo:

Planac

Umicore



Doe o que é lixo para você! Ele pode ser de grande valia para outras pessoas.



LIXO

Nenhum comentário: