BlogBlogs.Com.Br

6 de novembro de 2009

CUIDADO COM AS ARMADILHAS NA INTERNET

Por favor, clique na imagem para ampliá-la.


Existem muitas armadilhas para que você caia na tentação, as vezes com a melhor das intenções, de clicar em um link dentro de um email que você recebeu ou até mesmo em sites desconhecidos na internet ou então em sites de relacionamentos.

Mas tenha muito cuidado, e antes de clicar no link para ver uma foto, uma mensagem ou seja lá o que for, apenas coloque o cursor do mouse em cima do link sem pressionar nada. Feito isso, observe no rodapé da página o endereço que será acessado ao fazer o clique. Se o endereço não tiver nada a ver com o assunto, não clique. Caso seja um email, delete imediatamente, pois com certeza o que será feito em seu computador é algo incerto e certamente prejudicial. Além da possibilidade de este link levar a um programa espião com capacidade de roubar suas senhas e outros dados pessoais, você também pode ser levado a uma loja virtual fraudulenta e seus dados de compra (números de documentos, cartão de crédito e conta bancária) serão utilizados criminosamente depois.

Veja o exemplo do email que nosso site recebeu que está na figura acima, e que, ao colocar o cursor em cima do link "ANEXO Fotos-Amanda.jpg (32 kb)" que na figura está em vermelho, observa-se no rodapé da página (destaque em verde) o endereço que nem é do Brasil e que certamente está preparado para instalar no computador algo que não sabemos de que se trata, mas com certeza irá trazer algum problema. Que isso sirva de alerta a todos nós.

No exemplo apresentado, os emails do emitente "juliana@hotmail.com" e "juliana@marketing2001.com" não existem, assim como não existem nenhum dos telefones relacionados no email 0800 15 6315, (11) 3823-5867 e (11) 3823-5868.
Ah! o site que traz o endereço com a "armadilha", está mascarado como sendo uma oficina de manutenção de Piano nos Estados Unidos.

Resumindo: Ao colocarmos o cursor do mouse em cima de qualquer link, será apresentado o endereço do acesso no rodapé da página. Por exemplo, se você receber um email citando a Caixa Econômica Federal, pedindo para clicar em algum lugar do texto, o link tem que começar com "http://www.caixa.gov.br/ ....". Se você receber qualquer email citando as lojas Ponto Frio, o link tem que começar por "http://www.pontofrio.com.br/ ....." e assim por diante.

As vezes a armadilha pode tentar enganar. Por exemplo, se o link existente em um email que você recebeu for, por exemplo, "http://www.tipeguei.com/pontofrio/...." não tem nada a ver com o site das lojas Ponto Frio.

Vamos ver isso na prática: Suponhamos que você recebeu um email citando a Caixa Econômica Federal, com o seguinte texto:

Se você deseja conhecer mais sobre aplicação em Caderneta de Poupança, clique aqui.

Apenas coloque o mouse em cima do link "clique aqui" e você verá que o endereço apresentado no rodapé da página e que será acessado após o clique, é da Caixa Econômica Federal, porque inicia com http://www.caixa.gov.br que você sabe ser correto e seguro. Então você pode clicar.

Porém no caso abaixo:

Se você deseja conhecer mais sobre aplicação em Caderneta de Poupança, clique aqui.

Neste caso, ao passar o cursor do mouse sobre o link você percebe que o endereço não é da CEF e se você clicar certamente irá trazer alguma consequência desagradável. Então não clique (neste exemplo não vai acontecer nada porque o link não existe).

E cuidado com emails do tipo "Querido(a), clique aqui para ver as fotos que tiramos bla, bla bla..." que você recebeu de alguém que nem conhece.

Muito cuidado com cartões virtuais.

Um dos golpes mais comuns no Brasil tem sido o envio de falsos cartões virtuais. Aproveitando ocasiões como festas de fim de ano, ou apenas explorando a curiosidade natural ou a necessidade de afeto no ser humano, os golpistas enviam milhares de falsos cartões por e-mail, na tentativa de induzir os usuários a clicarem em links especialmente preparados e fazê-los instalar programas maléficos em suas máquinas. Portanto, tome todo cuidado ao receber um destes cartões virtuais. Nunca abra supostos cartões enviados por pessoas desconhecidas. E, mesmo conhecendo o remetente, preste muita atenção antes de clicar em algum link, pois é muito fácil forjar nome e endereço de remetente num e-mail. Para verificar que arquivo está por trás de um link enviado numa mensagem eletrônica, passe o cursor do mouse (sem clicar) no link e observe a barra de status (geralmente na parte inferior esquerda) do navegador ou programa de e-mail. Se no final do endereço aparecer algo como ".exe", ".scr" ou ".zip", não clique, pois é golpe, na certa. Na dúvida, ignore a mensagem. É melhor ficar curioso do que comprometer sua segurança.

FONTE: Não tenho o autor, quem souber , por favor informe.
UNSTRAP

Um comentário:

Milton T disse...

E agora, com esses redutores de url, cada vez mais utilizados, fico com medo em abrir. Ouvi que da para saber o link original, não não pesquisei.
Já recebi um arquivo contaminado, enviado por um amigo, abri na hora, mas ele estava com vírus, que enviou mensagens para todos seus contatos.
Será que precisarei perguntar ao meu remetente, se ele realmente me enviou o documento? Um bom antivírus é capaz de bloquear a instalação?
Grato