BlogBlogs.Com.Br

18 de novembro de 2009

Aposentado pode conferir 13º salário pela Internet











Os valores estão disponíveis no site da Previdência e é preciso ter os dados do segurado para acessar. O primeiro grupo receberá o benefício a partir da próxima terça-feira


Contas: O controle do valor do benefício deve ajudar aposentados e pensionistas a equilibrar as finanças

A partir da próxima terça-feira, dia 24, os cerca de 22 milhões de aposentados e pensionistas do País receberão a segunda parcela do 13º salário. Até o fim deste mês, o valor será repassado aos que recebem até um salário mínimo de aposentadoria. Já em dezembro, os que recebem acima de R$ 465 serão os beneficiados. Mas todos os segurados já podem checar o valor que será pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Basta acessar o site www.previdencia.gov.br e fazer a consulta.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá quase 50% do valor do benefício nesta fase. "O que é uma ajuda grande, já que quase todos aqueles que se utilizam deste valor têm a necessidade de controlar os gastos", explica o economista Jacó de Souza.
A única exceção ao recebimento é para os segurados que passaram a receber o benefício a partir de janeiro. Segundo informações da Previdência, o valor proporcional também será pago àqueles dependentes de auxílio-doença.

De acordo com o INSS, os únicos benefícios que ficam fora da legislação que prevê o pagamento são: o amparo previdenciário dos trabalhadores rurais, a renda mensal vitalícia, o auxílio assistencial ao idoso e ao deficiente (Lei Orgânica da Assistência Social - Loas), a ajuda suplementar por acidente de trabalho, a pensão mensal vitalícia, o abono de permanência em serviço e o salário-família. "Fora estes, todos os aposentados e pensionistas e qualquer trabalhador com carteira assinada têm o direito de receber o 13º salário", afirma o economista.

Em agosto, o INSS fez o pagamento de metade da bonificação. "Portanto, entregar o restante do benefício em dezembro está perfeitamente dentro do prazo estipulado pela Previdência", salienta Souza.
Tal adiantamento aconteceu pelo quarto ano seguido, segundo um acordo feito entre o governo e as entidades de aposentados do Brasil. A medida segue até o ano que vem.
"Como a maioria dos segurados passa o mês com um planejamento acirrado das contas, o pagamento antecipado do benefício pode ser de grande valia para eles acertarem as contas", explica o economista.



Consultas
Todos os valores estão disponíveis no site www.previdencia.gov.br. Para fazer a consulta, é necessário entrar no link "Agência eletrônica: segurado", no centro da página inicial.

Em seguida, será preciso clicar em "Extrato de pagamento de benefícios". Nesta página, o segurado será orientado a fornecer o número de seu benefício, a data de nascimento, o nome completo e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Também será necessário digitar os caracteres de segurança exibidos na página.
Para dar continuação, o sistema vai solicitar uma senha cadastrada anteriormente por meio do Receitafone (135) ou em qualquer agência da Previdência.

Para completar a operação, o site vai exibir o valor bruto do benefício e da parcela do 13º salário, além do Imposto de Renda (IR) retido dos benefícios acima de R$ 1.434,59 e o valor líquido que o segurado vai receber. Em agosto, a primeira parcela não teve desconto do IR.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eita blog bão... hehehe

abraços