BlogBlogs.Com.Br

5 de setembro de 2009

Torne-se um ninja no Gmail



Aprenda dicas e truques para economizar tempo, aumentar a sua produtividade e gerenciar o seu e-mail com mais eficiência. Comece com as dicas específicas para você de acordo com a quantidade de e-mails que você recebe todo dia.
 

Faixa branca: Eu recebo alguns e-mails por dia

  1. Use estrelas para indicar que uma observação é especial.
    Use estrelas para marcar facilmente determinadas mensagens como importantes ou para indicar que você precisa respondê-las mais tarde. Experimente as Estrelas especiais no Gmail Labs para obter mais opções de estrelas.
    Use estrelas para indicar que uma observação é especial.
  2. Responda com bate-papo.
    Antes de responder a um e-mail, verifique o rodapé da mensagem para conferir se a outra pessoa está on-line. Se ela estiver disponível, você poderá economiza tempo clicando em "Responder com bate-papo" e comunicar-se com elas em tempo real em vez de por e-mail.
    Responda com bate-papo.
  3. Organize seu e-mail com marcadores.
    Os marcadores funcionam como pastas e você pode adicioná-los a uma única mensagem. Use marcadores coloridos em e-mails importantes para encontrá-los rapidamente na sua caixa de entrada.
    Organize seu e-mail com marcadores.
  4. Limpe sua caixa de entrada usando "Mover para..." -- funciona como pastas.
    Você pode usar o botão "Mover para..." na parte superior da sua caixa de entrada para mover facilmente uma mensagem da caixa de entrada e adicionar um marcador ao mesmo tempo -- como se estivesse movendo-a para uma pasta. Se você tiver vários marcadores, poderá escolher o que deseja digitando os primeiros caracteres e deixando o preenchimento automático encontrar o correto.
  5. Pesquise seus e-mails em vez de classificá-los.
    Em vez de classificar por data ou remetente, você pode inserir palavras-chave na caixa de pesquisa do Gmail para encontrar a mensagem exata que estava procurando. Funciona como a pesquisa do Google: se você estiver procurando uma mensagem que contém a palavra "compras", basta digitar compras na caixa de pesquisa e pressionar Procurar e-mail.
    Pesquise seus e-mails em vez de classificá-los.
  6. Arquive mensagens para organizar sua caixa de entrada sem excluir nada.
    O Gmail oferece muito espaço de armazenamento gratuito para que você possa salvar tudo o que desejar. Enquanto as mensagens na lixeira são excluídas depois de 30 dias, as mensagens arquivadas são mantidas para sempre. Arquivar as mensagens as move da caixa de entrada para "Todos os e-mails" por proteção, para que você possa pesquisá-las mais tarde. É como mover e-mails antigos para um depósito gigante que nunca precisa ser organizado.
    Arquive mensagens para organizar sua caixa de entrada sem excluir nada.
  7. Importe e-mails e contatos do seu endereço antigo.
    Se essa é a sua primeira vez no Gmail, você pode importar suas mensagens e contatos de outros provedores de e-mail, incluindo Yahoo!, Hotmail, AOL e muitos outros na guia "Contas e importação" em Configurações. Se preferir, você pode encaminhar suas mensagens de outra conta por 30 dias, tendo tempo para experimentar o Gmail.
    Importe e-mails e contatos do seu endereço antigo.
  8. Incremente sua caixa de entrada com um tema.
    Escolha entre mais de 30 opções para personalizar sua caixa de entrada. Vá para a guia Temas em Configurações e escolha entre temas da natureza, temas que mudam com o tempo e muito mais.
    Incremente sua caixa de entrada com um tema.
  9. Junte-se à luta mundial contra o spam.
    Os usuários do Gmail têm uma função importante no bloqueio de spam -- ao denunciar um e-mail como spam, nosso sistema aprende rapidamente como começar a bloquear mensagens semelhantes. Quanto mais spam a comunidade denunciar, mais inteligente nosso sistema se torna. Se você vir uma mensagem de spam, clique em "Denunciar spam" para fazer a sua parte.
    Junte-se à luta mundial contra o spam.

Um comentário:

Anny disse...

Silvia:
Adorei sua dica.
Muito útil.
Obrigada!
Beijos.
Anny.