BlogBlogs.Com.Br

25 de agosto de 2009

Windows Live Writer – Da instalação a primeira postagem!

Se você pretende realmente levar essa história de blogueiro como algo sério, então, não pode deixar de usar um editor de textos de verdade! E quando eu digo de verdade, estou falando do Windows Live Writer!

Já falei sobre ele aqui antes, neste texto sobre "editores de texto", mas não entrei em detalhes. Agora, vamos aprender passo-a-passo como instalar e começar a usar o WLW. Vamos lá!

01 - Faça o download do instalador Windows Live!

Clique aqui e na outra página, clique em Baixar como na figura abaixo:

WLW Tela 1

Assim que o download terminar, faça a instalação, que na verdade não tem segredo. É tudo no "artomático"!

02 – A instalação!

A primeira tela que você vai ver na hora de instalar deve ser a tela abaixo:

WLW instalação tela 1

Clique em Aceitar e você vai cair na próxima tela:

WLW instalação tela 2

Aí você terá três opções que não precisam ser explicadas não é mesmo? Vai do gosto do freguês! :D Se quiser pode marcar as três ou uma ou duas ou nenhuma mesmo, você que sabe! O importante é escolher o que você quer fazer e clicar em Instalar para continuar!

Na próxima tela você terá que escolher os programas que quer instalar. No caso, estamos falando do Windows Live Writer, então… selecione ele e clique em Adicionar a instalação. Além do WLW, você pode escolher os programas que quiser, mas lembre-se que quanto mais escolher mais vai demorar e mais "pesado" vai ficar.

Depois de terminar a instalação, você verá uma tela assim:

WLW instalação tela 3

Clique em Fechar e pronto o Windows Live Writer já está instalado! Mas muita calma nessa hora! É claro que eu vou dar umas "dicas" extras!

03 – Configuração inicial!

Quando você for abrir o WLW pela primeira vez, deve abrir com ele um assistente para a configuração inicial. Você deve ver algo como a tela abaixo:

WLW Tela 2

Como para a instalação estou usando como exemplo este blog, vamos marcar a opção Outro serviço de blog e clicar em Próximo.

Dica: vale tanto para o Blogger, quanto para o WordPress.com ou .org!

Na próxima tela, teremos que colocar os dados relativos ao blog que queremos adicionar ao WLW. Vamos ver:

WLW Tela 3

Até é fácil de entender né? Só a dúvida que pode pintar é quanto ao Nome de Usuário. Bom, para quem usa o blogger, o seu nome de usuário será o email que você utiliza para fazer login na sua conta e chegar ao painel de controle do blog. Por motivos óbvios, está com uma tarja preta na tela acima. ;) Quanto a senha, também é a mesma que você utiliza para o login do blog. :P

Depois de preencher, basta clicar em Próximo para continuar. Você deve ver uma tela assim:

WLW Tela 4

Neste ponto, o programa pode pedir uma permissão para postar um "texto" no blog. Não se preocupe, ele faz isso para pegar as configurações de postagem e depois deleta o tal texto (ninguém vê :D).

Se tudo correr bem, você deve ver uma tela parecida com essa:

WLW Tela 5

Provavelmente você deve ver mais algumas informações junto do "Apelido do blog", mas como eu já tinha este blog instalado, elas não apareceram.

Não precisa se preocupar, basta ver se as informações estão corretar e clicar em Concluir e agora sim, pronto! O Windows Live Writer está configurado para postar direto no seu blog!

Agora, vamos ver as configurações básicas para começar a postar!

04 – Configurações básicas!

Vamos as apresentações!

Olhando para o layout do programa, você deve estar vendo uma tela parecida com essa:

WLW Tela 6 (clique na imagem para ampliar)

Óbvio que o layout da área de edição vai variar de acordo com o layout do seu blog (layout, layout, layout… :D).

Na parte superior da tela você encontra o menu:

WLW Menu

Aqui, tem muita opção para "brincar", mas o básico que você deve saber é:

Arquivo –> Excluir rascunho… (bem prático! :D)
Exibir –> Editar (para escrever usando o layout do blog)
Exibir –> Visualizar (para ver como a postagem vai ficar publicada)
Exibir –> Código-fonte (para ver o código fonte :P)
Formatar –> Cor da fonte (para modificar a cor da fonte dããã)

De resto, tudo relativo ao post tem atalhos na tela! ;)

Uma dica muito útil é fazer uma pequena modificação nas configurações para quem costuma postar códigos para outras pessoas copiarem. O WLW utiliza aspas inglesas para as "aspas". O problema é que tanto o Blogger quanto o WordPress interpretam essas aspas como acentos, o que faz com que o código não funcione.

Para resolver o problema, vá em Ferramentas –> Contas… e você verá uma tela assim:

WLW Opções

É só desmarcar a caixinha Substituir "aspas normais" por "aspas inglesas" como está marcado em vermelho acima. Depois é só clicar em Aplicar e nessa mesma tela, você pode fazer as alterações que julgar necessárias.

Uma boa idéia é clicar em Ortografia e em Opções Gerais, selecionar o idioma para Português e marcar a caixinha Utilizar verificação de ortografia em tempo real (rabiscos). ;)

Isso é o básico para não ter problemas com escrita e códigos! De resto, você deve dar uma de criança curiosa e sair lendo tudo! :D

Continuando, abaixo do menu temos os atalhos:

Publicar – Para quando o texto estiver pronto!
Nova – Para abrir um novo rascunho!
Abrir – Para abrir os rascunhos que você já tenha salvo antes!
Salvar rascunho – Adivinha? :D

Abaixo dos atalhos, temos a caixa de ferramentas:

WLW Caixa de Ferramentas

Não vou entrar em detalhes aqui, pois se você já usou um editor de textos (nem que seja o wordpad, você sabe o que fazer). ;)

Já na lateral direita, temos por ordem:

O nome do blog e um link para abrir o blog em seu navegador (Exibir blog).
Rascunho – Mostra os três últimos rascunhos salvos, mais um atalho (Mais…) para abrir os demais rascunhos que por ventura (gostou?) você tenha guardado!
Postado recentemente – Mostra os três últimos posts publicados e um atalho (Mais…) para os demais posts publicados. ;)

Logo abaixo, você vê o campo Inserir:

WLW Inserir

Aqui você vai encontrar atalhos para tudo que quiser "Inserir" na sua postagem!

É tudo muito simples e intuitivo, não precisa se preocupar! Aliás, os mesmos links estão na barra de ferramentas. Mas para dar uma luz para quem está começando, vamos ver os três principais atalhos, que são:

Inserir hiperlink, Inserir Imagem e inserir Vídeo!


Inserir um link:

Quando estiver escrevendo um texto e quiser adicionar um link a uma palavra qualquer, basta selecionar a palavra (dê um duplo clique na palavra ou clique com o botão esquerdo do mouse de um lado da palavra, fique segurando, arreste até o outro lado e solte), clique no atalho Hiperlink… e você vai ver uma janela assim:

WLW Inserir Hiperlink

Como você pode ver, eu criei um link para as palavras "home do blog" que aponta para a primeira página do blog e ao ser clicado abre em outra janela assim:

Link para a home do blog aqui!

Inserir uma imagem:

Para inserir uma imagem, basta que você clique dentro da área de edição onde você deseja que a imagem seja exibida e ao clicar no atalho Imagem… você verá uma tela assim:

WLW Inserir Imagem

É só clicar na imagem que você quer inserir e clicar em Inserir. :P

Quando a imagem é inserida e está selecionada na tela, você terá opções relativas ao posicionamento da imagem no documento (In-line, esquerda, direita, centro), se quer uma margem com relação da imagem para o texto, se quer uma borda (papel fotográfico é bem legal :D) e se deseja vincular a imagem a uma url (endereço) específica, a imagem de origem (quando alguém clica sobre a imagem ela é aberta sozinha na tela e em seu tamanho original) ou se não deseja vincular a imagem a nada nem ninguém (Nenhum).

Existem ainda várias e várias opções nas abas laterais com a imagem selecionada, que vão desde inserir uma marca d'água até adicionar efeitos. Mas como são muitas e basta ir experimentando para saber, não vou entrar em mais detalhes aqui ok?

Inserir um vídeo:

Essa é na minha humilde opinião (tá eu sei, nem tão humilde assim) umas das melhores funcionalidades do WLW, o atalho para vídeo, que acaba com os problemas na hora de inserir um vídeo do YouTube por exemplo.

Vamos supor que você viu um vídeo legal no youtube e quer adicionar ele em uma postagem do seu blog. Eu já até expliquei como se faz isso por aqui, utilizando a área de edição do blogger. Mas vamos ver como fazer isso utilizando o Windows Live Writer.

Ao clicar no atalho Vídeo, você verá uma tela assim:

WLW Inserir Vídeo

Onde basta inserir a url (endereço) do vídeo e clicar em Inserir e pronto, seu vídeo está na postagem pronto para ser publicado!

Dica: O vídeo também pode ser alterado com relação ao tamanho da tela e se fica centralizado, etc… basicamente como uma imagem. ;)

Ok! Última dica:

As categorias (marcadores no blogger)!

Quando for publicar seu texto, não esqueça de adicionar a(s) categoria(s). Basta olhar na parte de baixo da tela, onde está escrito Definir categorias e clicar lá (olha a maldade)!

Para quem utiliza WordPress, clique na seta dupla que aparece no canto inferior direito da tela para expandir a área onde podem ser adicionados, marcadores, resumo, trackbacks, definir comentários, marcas e claro as categorias.

E para todos, é nessa região também que podemos definir a data da publicação!

Bom é isso! Instalação e primeiros passos, o resto é com a sua curiosidade!

Se você realmente deseja levar essa história de blogueiro como algo mais sério ou simplesmente é adepto da lei do menor esforço (assim como eu) o Windows Live Writer é a sua ferramenta para bloggar!


Fonte: Novo na Rede

Nenhum comentário: