BlogBlogs.Com.Br

1 de junho de 2009

Como criar um blog - Parte 1

Vou começar este post (post é qualquer coisa que voce publica no seu blog), explicando porque escolhi um determinado provedor, no caso o BLOGGER. Simples, assim mesmo, ele é o mais simples para quem está começando, ou melhor seria, se aventurando neste mundo incrível e maravilhoso. Vou trazer para estes posts material que já existe na internete, e que eu estarei adaptando a uma linguagem mais simples. No final de cada post haverá uma menção de onde veio o material, caso se aplique.

Mas antes de tudo vamos entender o que é um blog:

(*)Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).

A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma os blogs são CMS's (Content Management System) mais simples.

Se preferir, conheça outros blogs antes de criar o seu, aliás tome cuidado para não criar um blog com o nome de um que já existe, você pode ser confundido com outra pessoa.

Um cuidado importante na criação do endereço do seu blog: Não utilize os caracteres [, ], _, +, &. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários: já vi vários casos de blogs do tipo 'blog_fulano.blog.com.br' onde alguns acessam e outros não acessam, o problema é o símbolo '_' no endereço.

Outros sistemas de Blog disponíveis são:

Weblogger (em português)
BliG (em português)
Pop Blog (em português)
Blog-se (em português)
Blogger.com.br (em português)
My 1 blog (em português)
Pitas (em inglês)
Diaryland (em inglês)
LiveJournal (em inglês)
The Open Diary (em inglês)
Xanga.com (em inglês)
Blog-City (em inglês)
Blog Studio (em inglês)
WebCrimson (em inglês)
Blogsome (em inglês)
WordPress (em inglês)

Esta parte termina hoje. Eu sei que algumas palavras aqui são novas e que podem ser complicadas, mas a partir do momento que você decide ter um blog, é preciso se acostumar a elas. Com o tempo vou explicando as que eu achar mais difíceis, ou as que algum leitor não compreenda.

Continua em 05/06/09

(*)Material retirado do Interney

Crédito da imagem Masternewmedia

8 comentários:

Silvia Masc disse...

Cristiane,

Excelente post, de fácil entendimento e objetivo.
bj

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

A Cris está cheia de parte I hahahaha
e não é que ela foi direto ao assunto!!
adorei... já me ensinou tantas coisas... doida para chegar na parte "enfeitando blogs"
bjs e um feliz mês novo, mês que amo, por ser o mÊs do amor e do niver do meu pequeno príncipe!!

Anônimo disse...

Danado de bom isso aqui, voltarei, me aguardem...

Dinha disse...

Puts estava esperando algo assim, ainda não tenho meu, vou seguir por aqui. As outras explicações que eu vi são mais complicadas.
Dá pra fazer em nome de 2 pessoas? Eu e meu marido?
beijo
Dinha

Cristiane A. Fetter disse...

Silvia, que bom que você gostou, fiz com carinho para estes leitores tão especiais.

Cristiane A. Fetter disse...

Cintia, que bom que você pensa assim, ensinar sempre traz mais conhecimento, e o que você aprendeu espalhe por ai, é uma energia muito boa.
Também gosto muito deste mês.
bjks

Cristiane A. Fetter disse...

Prezado Anônimo, que bom que o post e principalmente o blog foi de seu agrado, volte e sempre e da próxima vez deixe seu nome, assim saberemos quem você é toda vez que voltar.
Abraços

Cristiane A. Fetter disse...

Dinha, a intenção é mesmo esta, simplificar.
Eu usei material que já existina na internet, só dei uma modificada nas explicações, tornando o texto mais fácil de se entender.
Quanto a sua pergunta a resposta é sim, é possível, aliás mais de uma até, ele se chama autor ou colaborador. Depois do próximo post eu faço um explicando como é possível realizar este procedimento, pode ser?
Abraços