BlogBlogs.Com.Br

1 de maio de 2009

Manutenção do Computador - Aproveite o feriado para fazer no seu.



Sintomas: tempo maior do que o normal para ligar, travamentos constantes, programas que levam “horas” para abrir, comandos que são obedecidos depois de uma eternidade. Você já se vê ligando para um técnico, procurando preço de memória ou até de um computador novo. Não se apresse: algumas medidas simples que você mesma pode tomar muitas vezes resolvem o problema e melhoram o desempenho do seu micro.

Confira as dicas para Windows XP e Vista:

• Atualizações – mantenha o Windows, o anti-vírus e os programas instalados sempre atualizados. A grande maioria oferece a opção de atualizar automaticamente. No caso do Windows, clique no botão Iniciar, escolha Windows Update e configure para que as atualizações sejam feitas automaticamente todos os dias. Atualizar os drivers dos equipamentos instalados também ajuda no desempenho, para isso acesse o site dos fabricantes e procure pelo suporte técnico ou área de download e siga as orientações de instalação.

• Limpeza de disco – Clique no botão Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza de disco e escolha a unidade de disco. A janela que se abre mostra os itens possíveis de serem apagados (com descrição de cada um). Escolha os que deseja limpar e clique em OK. Na aba Mais opções é possível desinstalar programas que não estão sendo usados, para liberar mais espaço em disco. Leia com atenção as instruções antes de dar algum comando.

• Limpeza manual – Periodicamente verifique seus arquivos e veja se há algum que pode ser excluído para liberar espaço em disco. Isso pode ser feito pelo Windows Explorer (botão Iniciar > Programas > Acessórios > Windows Explorer).

• Fontes – Muitos tipos de letras (fontes) instaladas no sistema podem deixar o Windows mais lento. Acesse a pasta Fontes no Painel de controle, selecione as fontes que quer desinstalar, clique com o botão direito e escolha Excluir.


• Desfragmentador – Vá até Ferramentas do sistema, clique em Desfragmentador de disco, escolha a unidade e clique em analisar. Se o sistema disser que é necessário desfragmentar, dê o comando. Essa ferramenta reorganiza dados que são fragmentados, ou seja, divididos e salvos em diferente partes do disco rígido em vez de serem gravados de forma contínua. Desfragmentar geralmente aumenta a velocidade do sistema. O Windows Vista permite que se faça o agendamento da desfragmentação – programe para que seja realizada semanalmente.

• Verificação de erros – Abra o Meu computador, clique na unidade C com o botão direito do mouse, escolha Propriedades e clique na aba Ferramentas. Clique em Verificar agora no item Verificação de erros e permita que os erros sejam corrigidos automaticamente. Esse procedimento vai analisar o disco rígido e ajustar qualquer problema que ele possa apresentar.

• Espiões – programas espiões – os spywares – além de comprometerem a segurança de seus dados (eles podem obter informações particulares, alterar configurações do sistema e monitorar o que você faz na internet), usam recursos do computador para funcionar, o que deixa o micro mais lento. Esses programas – chamados de maliciosos – podem se instalar ao navegar em sites suspeitos ou por meio de outros programas, também suspeitos, que o trazem de carona. Fique esperta e recorra ao Spybot - Search & Destroy ou o Windows Defender, que já vem instalado no Vista. São programas gratuitos e muito simples de usar. Mantenha-os atualizados e execute periodicamente a busca por programas maliciosos.



2 comentários:

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

È MUITO BOM VC COLOCAR ESSAS DICAS, EU POR EXEMPLO, FAÇO LIMPEZA CONSTANTEMENTE EM MEU PC, MAS TEM PESSOAS Q AINDA NÃO SABEM, E ESSAS DICAS ACABA FACILITANDO MUITO A VIDA DAS PESSOAS.
tEU BLOG TÁ DEMAIS QUERIDA.
SUCESSO FLOR...

grupo unido de roda fogo disse...

Meus parabéns amiga pelo seu trabalho. Sou seu seguidor do seu blog e gostaria que vc tb fosse a minha seguidora do meu blog. Um abraço de Manoel Limoeiro de Recife-PE.