BlogBlogs.Com.Br

25 de maio de 2009

Internet pode tornar-se um vício?



Desde o seu início, esse blog, vem incentivando os idosos para o uso da internet, como ferramenta de sociabilidade, pesquisas lazer e comodidades Criamos até o Unstrap, blog de assuntos ligados à informática e principalmente a Internet. Entretanto, tudo tem seu lado bom e seu lado ruim; leia as matérias indicadas abaixo, e perceba que, como tudo, mesmo o que é bom tem que ser bem dosado, para que aquilo que poderia ser benéfico não se transforme em doença.

Ficar muitas horas conectado sem um propósito definido, sem qualquer critério, me parece dependência, que compromete sem dúvida a saúde geral, produz, obesidade, lesões físicas como inflamação na pele, problemas musculares, dores lombares. Falta de exercício, luz solar e ar fresco pode fragilizar o sistema imunológico.

Há quem questione se de fato existe essa dependência e as consequências, lembrando a possibilidade do indivíduo já ter uma pré-disposição ao distúrbio compulsivo, ou à depressão e ansiedade e que a internet venha apenas potencializá-los.

Seja como for, entendo, que o indivíduo que abdica de relações reais, do sono, negligencia as suas obrigações, e a família e em alguns casos deixa até de se preocupar com o asseio pessoal em troca da internet, algo está errado, e se a internet apenas acionou o gatilho, se o "vício" está registrado como doença mental ou não, esse comportamento merece cuidados de um especialista em transtornos.


Serviços em São Paulo que oferecem tratamento gratuitamente:
- Ambulatório dos Transtornos de Impulso do Hospital das Clínicas (HC) - Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC, que fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 78, próximo ao metrô Clínicas, Cerqueira César, São Paulo.
http://www.hcnet.usp.br/ipq/grupos.html

Teste aplicado pelo Ambulatório dos Transtornos de Impulso do Hospital das Clínicas (HC


- Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (Proad), do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp.
Rua dos Ottonis, 887 - Vila Clementino - S. Paulo SP
E-mail: proad.dpsi@epm.com.br
http://www.proad.unifesp.br/



Núcleo de Pesquisas em Psicologia e Informática da PUC/ São Paulo
http://www.pucsp.br/nppi/mural.html
Contato: nppi@pucsp.br


Para quem quiser saber mais leia:

Entrevista com Prof. Dr. Cristiano N. de Abreu - Vício em Internet

Existe, de fato, o vício de internet? - Prof.Alex Primo

No mundo, há entre 50 milhões e 100 milhões de viciados em internet.




Nenhum comentário: