BlogBlogs.Com.Br

25 de abril de 2009

Ensine boas maneiras ao Word 2007

Não é incomum o Word forçar correções que o usuário não quer. O motivo é que o editor de textos possui recursos de autocorreção. Configurados adequadamente, eles ajudam quem escreve a ganhar produtividade.
Um exemplo clássico é o caso da primeira letra dos dias da semana, que o programa coloca em caixa alta --algo não muito usado no Brasil.
Porém não é difícil ensinar boas maneiras ao software, de forma que o usuário saiba e defina o que ele vai mudar.
Reprodução

É interessante estabelecer, antes de escrever um texto, quais serão as alterações automáticas. E é possível criar mais de um manual de regras, para que a carta escrita para o amigo não seja tão rígida quanto o memorando para uso profissional.
Para começar a ensinar o Word, entre no item do menu superior Revisão, clique em Ortografia e Gramática e, na caixa que se abre, em Opções..., que fica no canto inferior esquerdo.
Na nova janela, selecione o menu Revisão de texto e, em seguida, o botão Opções de AutoCorreção. É nesse ambiente que várias das mudanças automáticas podem ser ativadas ou desativadas, de acordo com as preferências de quem digita.
Letras maiúsculas

Na aba AutoCorreção, o usuário encontra as caixinhas que definem, principalmente, quando o software deve --ou não--, sozinho, gerenciar as letras maiúsculas, como na hora de escrever dias da semana ou supostos nomes próprios.
Na mesma janela, na aba AutoFormatação, é possível estabelecer regras para os formatos de aspas ou de frações.
Internet
Também é nessa aba que o usuário escolhe se o programa deve vincular endereços de internet à rede, colocando links em textos como www.teste.com. Em um texto a ser apenas impresso, às vezes quem escreve não quer ver o sublinhado. Outra situação que pode incomodar --mas pode ser superada-- é a colocação automática das letras www em caixa alta.
Gramática
Ainda nessa janela, é possível mudar as configurações de correções gramaticais. Na aba Revisão de Texto, no segundo grupo de opções, há uma entrada chamada Estilo de Redação. Ali o usuário pode estabelecer quais regras gramaticais o Word deve tentar observar ao sugerir correções.
Existem três padrões predefinidos (Formal, Coloquial, Técnico). Na entrada Configurações, é possível escolher com mais detalhes cada uma das dezenas de regras gramaticais que o Word pode tentar seguir, além de pedir para o programa apontar frases que tenham palavras repetidas ou sentenças que tenham mais termos do que uma quantidade selecionada pelo usuário.
No menu Revisão, o usuário pode ordenar ao programa que grave todas as edições do documento, função útil para textos grandes ou trabalhados por muitas pessoas.Para isso, selecione a entrada Controlar Alterações e clique sobre a entrada de mesmo nome. O arquivo ficará maior, mas todas as alterações serão gravadas e possivelmente apontadas.

VILLAS BOAS
Folha de S.Paulo

2 comentários:

SILMARA´R disse...

Adorei essamatéria tua, querida, é ótima.

Beth/Lilás disse...

Outra dúvida minha: às vezes gostaria de fazer um post para meu blog no Word, passar figuras ou fotos e depois transferir para o Blog.
Como é esta operação?
Pode ser feita?

bjs cariocas